terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bob Doll: “Economia seguirá melhorando em 2011”

Conrado Mazzoni   (cmazzoni@brasileconomico.com.br)

Bob Doll também é vice-presidente da Blackrock, que tem mais de US$ 3 trilhões sob gestão

Para Bob Doll, estrategista-chefe da Blackrock, as bolsas ainda tendem a enfrentar solavancos, mas isso deve ser encarado como parte do ajuste de um mercado que está apontando para cima.

O vice-presidente da maior gestora global de fundos confia na guinada positiva das expectativas para os lucros corporativos e dos indicadores econômicos ao redor do globo.

Em seu comentário de investimentos divulgado nesta segunda-feira (22/11), ele prevê que o crescimento global continuará melhorando em 2011.

"Há uma série de riscos, incluindo as questões da dívida soberana de alguns países, a escalada da inflação na China e a possível pane na coordenação monetária mundial, mas nosso cenário base é de manutenção da recuperação cíclica", afirma Doll.

Olhando para o final da temporada de balanços trimestrais em Wall Street, o estrategista-chefe destaca que os lucros estiveram 6,5% maiores do que as expectativas, e mais de 70% das empresas bateram as projeções.

Bancos médios nos EUA

Um argumento em favor do otimismo deriva do setor bancário nos Estados Unidos. "Os bancos menores estão começando a ter acesso à onda de flexibilização monetária, assim como já estão usufruindo as instituições maiores", explica Doll.

De acordo com sua perspectiva, embora as condições de crédito permaneçam apertadas como um todo, a tendência gradual de acomodação deve ser útil em termos de geração de empregos e tende a contribuir para a melhora nas previsões econômicas.