quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Kroton leva Rede Pitágoras ao Canadá

Beatriz Olivon, de EXAME.com (texto corrigido)

A Rede Pitágoras, da Kroton Educacional, foi escolhida pela escola canadense Collège Saint-Gérald para fornecer seu sistema de ensino. Com isso, a rede, que está presente em seis colégios no Japão, terá seu primeiro parceiro no Canadá.

O acordo prevê o atendimento de 200 a 250 alunos. Caso sejam adotados todos os segmentos de ensino (básico, fundamental um e dois e médio), o valor do contrato será de 350 reais por aluno – e o total será de cerca de 70.000 reais a 87.500 reais. Esse é o valor base praticado pela Pitágoras em seus acordos, segundo Alessandro Marques, diretor de relacionamento com escolas.

Os alunos do colégio situado em Montreal estudarão português, geografia e história do Brasil no exterior, com as aulas e o material didático em língua portuguesa. Além dos livros, toda a assessoria técnico-pedagógica será realizada pela Rede Pitágoras. Trata-se da 1ª escola no Canadá que utiliza um sistema de ensino brasileiro. Essa foi a terceira demanda internacional que a rede teve esse ano, as outras duas foram de escolas japonesas.

Resultados

No acumulado do ano o lucro líquido ajustado da Kroton ficou em 19,4 milhões de reais. A receita líquida ajustada no terceiro trimestre foi de 158,2 milhões de reais, valor 100,7% superior aos 78,8 milhões de reais do terceiro trimestre de 2009. A receita líquida ajustada nos nove primeiros meses de 2009 foi de 272,5 milhões de reais, passando para 459,2 milhões de reais no acumulado de 2010 - crescimento de 68,5%.

O resultado financeiro da Kroton no trimestre foi negativo em 2,0 milhões de reais. Esse montante foi ajustado pela reclassificação dos descontos condicionais que são contabilmente registrados como despesas financeiras e foram alocados nas deduções da receita bruta do Ensino Superior, segundo a empresa. As receitas financeiras foram 67,4% inferiores ao terceiro trimestre de 2009. A Kroton explica a queda com base no uso de caixa para aquisição do IUNI e no pagamento de sua dívida bancária.