segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novo público: terceira idade tem um grande potencial de retorno para empresas

Por: Fernanda de Moraes Bonadia
InfoMoney


SÃO PAULO – Atualmente, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o futuro e como estarão quando atingirem a terceira idade, seja em termos de saúde, seja em relação ao orçamento, à qualidade de vida e à vitalidade.

Tendo em vista a tendência de viver cada vez mais – hoje, um brasileiro vive mais de 70 anos –, um estudo feito pela Enfoque Pesquisa apontou a existência de um mercado consumidor muito pouco explorado pelo marketing.

Isso ocorre porque as empresas estão com os olhos voltados para os jovens, criando produtos e se comunicando prioritariamente com essa população.

Porém, o grupo de consumidores com mais de 55 anos, ainda pouco valorizado, parece ter um potencial enorme para trazer retorno às empresas que entenderem o seu estilo de vida, suas demandas e seus anseios.

Cabelo branco e muita ação
De acordo com o estudo, existe um tipo de pessoa da terceira idade classificado como "celebrator". Ao invés de viverem o cansaço de uma longa vida ou de não aceitarem a idade que possuem, as pessoas desse grupo descobriram que ainda têm muito o que viver.

Alguns hábitos que os pesquisados com mais de 55 anos mais valorizam, por exemplo, são a prática de exercícios físicos, a busca por uma alimentação saudável e equilibrada, e ainda o uso constante de cosméticos e perfumes.

Marketing para mentes ativas
De acordo com a presidente da Enfoque, Zila Knoploch, os "Celebrators" são justamente uma resposta à marginalização do idoso pela sociedade e pelo marketing.

"Com a pesquisa realizada, percebemos que este público se preocupa bastante em manter a vitalidade física para que o corpo possa acompanhar o seu intenso ritmo mental", explica Zilda. A mente desse público seria jovem e otimista, que encara de forma positiva o estágio da vida em que o corpo se encontra.

"Com isso, muitas empresas, que antes não focalizavam este segmento, podem definir de maneira correta quais são os produtos que seriam consumidos por este target, aumentando o índice de efetividade de suas campanhas e serviços", complementa a presidente.

Idoso com cabeça jovem e idoso com cabeça de idoso
O estudo ainda definiu outros dois grupos de consumidores da terceira idade, a partir do seu comportamento. "Um deles está em total enquadramenteo com o que a sociedade definiu como 'vida na terceira idade', que é cuidar dos netos, ter menos vaidade ou ficar 'invisível'. O outro está no extremo de se recusar a aceitar que chegou a este estágio, comportando-se e consumindo como os jovens fazem", destaca Zilda.

Para estes últimos, não adianta fazer ações de marketing direcionadas, alerta a executiva. "Eles vão comprar as marcas dos jovens, nas lojas dos jovens e serão vistos no ambientes frequentados pelos mais jovens", analisa.