Por Aline Feltrin
Passar um dia sem conferir as promoções de sites de compras coletivas como o Groupon (www.groupon.com.br), um dos maiores do mundo, é tarefa impossível para a técnica em radiologia médica, Janaína Samarada Conceição. Recentemente, se deu conta que já comprometeu R$ 1 mil da sua renda mensal adquirindo produtos e serviços disponíveis nesses sites. "Eu conseguiria pagar a prestação de um automóvel com esse dinheiro. Acho que estou viciada nisso", diz Janaína.
Mais do que gastar além da medida, chegou a comprar uma sessão de massagem sem observar a data de vencimento do serviço e precisou, às pressas, repassar o voucher para sua tia. O deslumbre pelas promoções fez também com que reservasse uma noite em um motel sem parceiro para ir. "Estava brigada com meu marido e tive de vender para um amigo que ainda não me pagou", relembra. Essas situações não acontecem apenas com Janaína, é comum entre consumidores que se encantam.
Cuidados
Além da preocupação se está consumindo demais e sem critério, o consumidor deve ficar de olho em alguns fatores antes de realizar a compra coletiva como a idoneidade, nome e reputação da empresa fornecedora de serviços. Isso para se assegurar quanto à entrega do produto ou realização do serviço. "Há notícias de fornecedores que fecharam as portas antes de prestarem os serviços relacionados aos vouchers. E a venda nos clubes de desconto foram tão numerosas que acabaram gerando fila de atendimento superior a oito meses", diz o advogado Gabriel Vilarreal.
Apesar dos sites exercerem um importante jogo de sedução, para a psicanalista Márcia Tolotti, não é certo afirmar que são responsáveis por desencadear a compulsão por compras."A pessoa que convive com esse problema tem dificuldade para controlar o impulso seja na internet ou nas liquidações oferecidas em lojas físicas. Quando passar essa onda de sites coletivos, vai surgir outro motivo para se entregarem a uma tentação", conclui.
Como funciona a compra coletiva?
• Os sites de compras coletivas possuem parceria com restaurantes, bares, teatros, entre outros, que oferecem descontos em seus serviços;
• Primeiro é preciso cadastrar o e-mail para receber diretamente as promoções;
• O consumidor adquire um ticket correspondente a oferta que tem uma data de validade para ser utilizado;
• O serviço é chamado de compra coletiva porque para validar o ticket é necessário que uma quantidade mínima de pessoas adquira o mesmo produto para que o fornecedor consiga dar desconto e ganhar escala.