A Licitação do Porto de Imbituba está no finalImbituba e região vivem a expectativa do término da licitação do arrendamento do Terminal de Contêineres. Atualmente o processo se encontra na fase de habilitação da concorrência nº 1/2007, destinado ao arrendamento de área no Porto de Imbituba, visando a implantação e exploração comercial do Terminal de Contêineres. Durante o processo as empresas que ainda participavam da licitação, Wilport Operadores Portuários Ltda (Wilsonsons) e Wedelia Participações S.A (Santos Brasil) entraram com recursos, uma contra a habilitação da outra. Depois de analisados, os recursos foram julgados, de forma que o recurso proferido pela licitante Wilport foi julgado Improcedente, enquanto o recurso articulado pela licitante Wedelia foi julgado Procedente.
Esse resultado acabou por desclassificar a empresa licitante Wilport Operadores Portuários Ltda.
As licitantes foram intimadas das decisões acima, bem como para, no próximo dia 14 de março, às 9 horas, comparecerem na sede da administração do Porto de Imbituba, onde será efetuada a devolução dos envelopes lacrados para as licitantes que não foram habilitadas e realizar a abertura dos envelopes de Metodologia de Execução.
A Comissão é formada por Dorlin Nunes Junior, presidente; Geraldo Luiz Speck Miranda e Cândido Pedro Jorge, membros e como instância superior, Jeziel Pamato de Souza, administrador do Porto.
Processo licitatório iniciou em janeiro
A concorrência pública para arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Imbituba teve início há um mês atrás, no dia 29 de janeiro. A princípio, três dos maiores operadores portuários do Brasil se candidataram ao arrendamento: a Wedelia Participações (do Terminal de Contêineres da Santos Brasil – SP), a Libra Terminais (Terminais nos Portos do Rio e de Santos) e a Wilport Operações Portuárias (Terminais dos Portos de Rio Grande – RS e de Salvador – BA).
A proposta mínima para os licitantes é de R$ 77 milhões (VPL - valor presente líquido), para um contrato de 25 anos, podendo ser renovado por mais 25.
Fonte: Jornal O Popular