quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mantega diz que Brasil é país com melhor desempenho em inflação

Por Azelma Rodrigues | Valor Online

A inflação mundial em 2008 "será mais elevada, crescendo 50% em relação a 2007", mas o Brasil é o único país com meta de inflação "que está dentro das margens da meta, pois todos os outros extravasaram", afirmou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "A partir de agora, até 2009, e daí em diante, a inflação começa uma trajetória descendente", reiterou. Mantega reafirmou que os preços das commodities alimentares e do petróleo estão revertendo a trajetória de alta, e que o pior da inflação já passou. E que, apesar de não ter escapado da aceleração global dos preços em 2008, o Brasil é o país que está tendo melhor desempenho inflacionário.

Após participar de reunião fechada do Fórum da Indústria, o ministro disse ter feito uma avaliação da atual conjuntura econômica aos empresários representantes de 29 associações classistas, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele disse ter explicado que o governo tem tomado as medidas necessárias para não deixar que a inflação se alastre e para desaquecer um pouco a economia brasileira, como o aumento do superávit primário e a criação do Fundo Soberano na área fiscal.

Ao mencionar que os preços estão em desaceleração, o ministro foi questionado se, por conseqüência, ele acredita que a taxa de juro já pode parar de subir. Mantega, entretanto, não respondeu à questão de forma direta.

O objetivo, porém, é dar a dose certa do remédio, afirmou. Se der uma dose excessiva, mata o paciente. Se der uma dose inferior, você não cura a doença, declarou. Então, temos que dar a dose precisa para enfrentar a doença, mas manter o crescimento sustentado, que é o objetivo de todos.

Mantega também não respondeu se esse era um recado direto ao Banco Central (BC). Convidado a dar detalhes sobre o Fundo Soberano aos empresários, o ministro nada falou sobre o assunto ao deixar a reunião da CNI.