O presidente americano, George W. Bush, declarou nesta terça-feira ter desistido dos princípios da economia de mercado ante a crise - uma declaração considerada extraordinária, vinda de quem veio.
"Abandonei esses princípios para tentar salvar o próprio sistema", disse Bush, em entrevista concedida à rede CNN.Bush, um ferrenho defensor da livre iniciativa, da livre empresa e do laissez-faire da economia capitalista fazia referência, assim, às intervenções do Estado federal às quais consentiu nos últimos meses para conter os efeitos da crise no setor imobiliário e de crédito, e à interferência que está sendo preparada para salvar as montadoras americanas.
Bush "lamentou" ter sido obrigado a fazer isso, mas explicou que decidiu "garantir que a economia não desmorone" por completo.
Em sua declaração mais pessimista até hoje sobre a crise, Bush ressaltou que a economia americana está "em uma enorme recessão".
A defesa do livre mercado era um dos grandes princípios mencionados por Bush diante dos demais dirigentes internacionais para se opor a uma reformulação completa do sistema financeiro.