quarta-feira, 4 de março de 2009

Economia norte-americana segue enfraquecendo, mostra Livro Bege do Fed

Por: Gabriel Ignatti Casonato

O Livro Bege do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, revelou nesta quarta-feira (4) que desde sua última divulgação, em 14 de janeiro, o nível de atividade da economia norte-americana voltou a enfraquecer em dez das doze regiões avaliadas.

Mantendo a linha das últimas publicações, os membros do Fed atribuíram a fraca performance dos gastos dos consumidores à deterioração das condições de crédito e do mercado de trabalho no país, que vêm sendo prejudicados pelos contínuos desdobramentos da crise financeira internacional.

Situação dos distritos é preocupante
De acordo com o levantamento, a dificuldade dos consumidores em obter financiamento, inserida no conturbado cenário macroeconômico do país, se refletiu em uma forte redução da demanda em praticamente todos os setores da economia norte-americana.

Foi o caso dos segmentos de agricultura e de energia e mineração, cujas atividades mostraram tendência declinante na maioria dos distritos em função do declínio na procura por seus produtos. No setor de serviços, por sua vez, o Fed atribuiu a performance decepcionante aos sucessivos cortes de emprego anunciados nas últimas semanas.

Paralelamente, o setor imobiliário permaneceu enfraquecido, com os preços dos imóveis apresentando queda em quase todas as regiões. Finalmente, a atividade manufatureira declinou desde a última divulgação do documento, enquanto o setor financeiro destacou, entre outros, nova queda na concessão de empréstimos.

Preços e mercado de trabalho
Os preços no país, em linha com a manutenção dos baixos patamares das cotações das commodities e produtos energéticos, ficaram praticamente estáveis na grande maioria dos distritos pesquisados.

Por fim, as condições do mercado de trabalho norte-americano continuaram se deteriorando desde a divulgação do último Livro Bege, tendo novamente como consequência alguma pressão nos salários dos trabalhadores do país.

Mais sobre o Beige Book
O Livro Bege é resultado de uma pesquisa que envolve 12 bancos regionais do Federal Reserve. Seus dados são usualmente considerados pelo Fomc (Federal Open Market Committee) na definição da taxa básica de juro norte-americana.