quinta-feira, 5 de março de 2009

Governo pretende reestruturar Infraero, visando abertura de capital

Por: Giulia Santos Camillo

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) anunciou nesta quinta-feira (5) o edital de contratação de uma consultoria para fazer uma proposta de reestruturação da empresa.

O edital foi lançado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sendo que o estudo deverá apresentar um projeto de reorganização da gestão e dos processos internos da Infraero, apresentação de modelos alternativos de gestão e elaboração de um plano estratégico.

"O objetivo do trabalho técnico é propor a adoção de procedimentos que permitam a transformação da Infraero, no futuro, em companhia aberta", informou o banco, em nota.

As propostas deverão ser apresentadas até o dia 30 de abril e a contratação deve ocorrer até quatro meses depois da publicação do edital. "A partir daí, os interessados terão nove meses para conclusão dos estudos".

Sem privatização
Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, com representantes do BNDES e da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, o presidente da Infraero, tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva, disse que a reestruturação não significa uma privatização da empresa. "Não haverá privatização da Infraero", reiterou.