segunda-feira, 15 de março de 2010

Eletrobrás vai investir R$9 bilhões em 2010

O investimento da Eletrobrás previsto para 2010 deverá atingir 9 bilhões de reais, afirmou o presidente da estatal, José Antonio Muniz, nesta segunda-feira. No ano passado, a empresa investiu 5,4 bilhões de reais. Segundo Muniz, os investimentos neste ano devem ser feitos principalmente nas usinas hidrelétricas Santo Antonio e Jirau, em Angra 3, e também em linhas de transmissão ligando Porto Velho a São Paulo. Em 2011 e 2012 a empresa investirá cerca de 15 bilhões de reais.

"É importante dizer que isso (9 bilhões de reais) é só a Eletrobrás, não é investimento no setor elétrico", afirmou Muniz, lembrando que a empresa é sócia em vários projetos.

Segundo o executivo, os investimentos para 2011 e 2012 podem até superar os 15 bilhões de reais estimados, pois a cifra não considera eventuais novos projetos que a estatal poderá participar.

"Aos 15 bilhões vamos ter que adicionar alguma coisa de novos projetos que venhamos a ser contemplados", disse. "Esses não consideram (a hidrelétrica de) Belo Monte. Se estivermos (em Belo Monte), vamos ter que investir neste ano e no ano que vem para que Belo Monte fique pronta em 2014 ou 2015", acrescentou.

A participação da Eletrobrás na construção da hidrelétrica de Belo Monte, uma decisão já tomada pelo governo, deverá ser detalhada numa reunião do conselho da estatal no final do mês.

Muniz afirmou ainda que a capitalização da Eletrobrás não vai ocorrer neste governo. "É coisa para o próximo governo", acrescentou ,sem dar mais detalhes.

A expectativa é que no ano que vem sejam lançados leilões para as hidrelétricas de Marabá, Serra Quebrada e Peles Pires, nos quais a estatal poderá participar em parceria, disse o presidente da estatal.

No dia 22 de março, a empresa lançará oficialmente seu novo nome, "Eletrobras" sem acento, com o objetivo de facilitar a internacionalização da companhia.

A empresa assina, como parte desse projeto internacional, um acordo com o Uruguai, na terça-feira, para a construção de uma linha de transmissão entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho.

Além disso, a Eletrobrás projeta participar de projetos hidrelétricos na Nicarágua, Argentina, Peru, Costa Rica e Guiana. A maior parte desses investimentos só será detalhada no lançamento do plano de negócios da companhia, em junho.

(Por Roberto Samora)