quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bancos eram ‘uma bagunça’ antes da crise, diz ‘New York Times’

Sílvio Guedes Crespo

Enquanto bancos dos Estados Unidos se esforçam para tomar as casas de clientes que não pagaram suas dívidas, o jornal “The New York Times” publicou uma reportagem apontando que as instituições financeiras não perceberam os sinais da crise hipotecária porque havia “uma bagunça” no setor, nas palavras do próprio diário.

Para chegar a essa constatação, o jornal entrevistou funcionários e altos executivos de instituições financeiras, além de autoridades reguladoras.

Segundo o texto, intitulado “Banqueiros ignoraram sinais de problemas em execução de hipotecas”, profissionais do JPMorgan Chase & Company eram chamados de “garotos Burger King” devido à falta de preparo. “Eram tão inexperientes que mal sabiam o que era uma hipoteca”, afirma o “NYT”.

O Citigroup e o GMAC, para organizar o setor relacionado a hipotecas, terceirizaram os serviços, colocando-os nas mãos de “funcionários exaustos que às vezes jogavam a pepalada no lixo”, segundo a reportagem.

“Eu não conheço as manhas dos empréstimos. Eu não sou um administrador de hipotecas”, afirmou, ainda no ano passado, um funcionário da Litton Loan Service, uma empresa do Goldman Sachs.