segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Petro e Novozymes anunciam acordo para produção de etanol de celulose

InfoMoney

A empresa dinamarquesa Novozymes anunciou nesta sexta-feira (15) a celebração de um acordo para a produção da segunda geração de biocombustíveis com a Petrobras (PETR3, PETR4). Desde 2006 a estatal brasileira vem conduzindo pesquisas com a finalidade de desenvolver a conversão do bagaço de cana-de-açúcar em etanol.

O acordo prevê o desenvolvimento em conjunto de processos produtivos voltados à produção do etanol de celulose obtida a partir da fermentação, realizada por enzimas, do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa europeia já está trabalhando em pesquisas com o propósito de transformar o processo em uma atividade comercialmente viável.

Potencial de produção
Em nota, a Novozymes ressalta o potencial extraordinário de produção de cana-de-açúcar no Brasil, o maior do planeta. Atualmente, o País possui capacidade para produzir 600 milhões de toneladas por ano, que podem ser transformadas em 27 bilhões de litros de etanol.

Com o desenvolvimento da tecnologia de fermentação do bagaço da cana-de-açucar será possível incrementar em até 40% a produção de etanol, sem a necessidade de expansão da área plantada.