sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Petrobras adquire controle total da japonesa Nansei Sekiyu, informa Reuters

InfoMoney

 A Petrobras (PETR3, PETR4), concluiu a aquisição da totalidade do capital social da petrolífera japonesa Nansei Sekiyu, através de sua subsidiária Braspetro B.V, informa nesta sexta-fera (29) a agência de notícias Reuters.

Citando um porta voz da empresa, o veículo divulgou que a transação foi concluída no dia 22 de outubro, em uma operação que já era conhecida pelo mercado desde o começo do ano, quando a Sumitomo Corporation, com participação de 12,5% na companhia japonesa, anunciou que realizou um acordo com a Petrobras para a venda de suas ações.

“Recentemente, a Sumitomo está revisando seu portfólio no mercado de petróleo, e decidiu por se retirar da Nansei e se transferir para outras oportunidades de negócio, como em negócios no comércio exterior”, informou a Sumitomo em nota emitida em 2 de abril.

Joint venture formada em 2008
Em 2008, a Petrobras havia adquirido 87,5% dos papéis da Nansei, até então de posse da TonenGeneral Sekiyu, controlada pela Exxon Mobil, por cerca de ¥ 5,5 bilhões.

Por fim, a Reuters informa que a Petrobras considera retomar um projeto para melhorar a refinaria japonesa, de modo a reforçar as exportações para a China, de acordo com um funcionário da Nansei.