terça-feira, 30 de novembro de 2010

Brasil Ecodiesel mais perto da Maeda

Clayton Netz - O Estado de S.Paulo

Os conselhos da Brasil Ecodiesel e da Maeda Agroindustrial se reúnem nos próximos dias para avaliar se vão em frente com a operação para juntar as duas empresas, segundo apurou a repórter Melina Costa. Maior produtora de biodiesel do Brasil, a Brasil Ecodiesel informou no fim do mês passado que estava em negociações com a Maeda, de Ituverava (SP), que possui mais de 100 mil hectares plantados principalmente com soja e algodão.


A deliberação dos conselhos é mais uma etapa do processo que só deve ser concluído com uma assembleia de acionistas da Brasil Ecodiesel. Esta, por sua vez, deve acontecer em meados de dezembro, caso os conselheiros se posicionem favoravelmente ao negócio.


A holding de investimentos Veremonte, do empresário espanhol Enrique Bañuelos, detém cerca de 90% do capital da Maeda. Caso o negócio se concretize, a Brasil Ecodiesel deve se tornar uma empresa verticalizada - que vai produzir o combustível e seus insumos - com a missão de consolidar o setor de agribusiness no País.


Emissão de ações. Conforme a Veremonte divulgou em outubro, a incorporação da Maeda pela Brasil Ecodiesel deveria se dar por meio de uma emissão de ações. Os acionistas da Brasil Ecodiesel deveriam ficar com 67% da nova empresa e os acionistas da Maeda com 33%.