segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Crédito para imóveis deve evoluir mais

As concessões de crédito imobiliário devem continuar se destacando na evolução da carteira de crédito a pessoas físicas nos próximos meses, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (1º).

Por outro lado, o indicador mostrou que o otimismo para as concessões de crédito com recursos livres caiu 1,8% em setembro - para 100,5 pontos - na comparação com o registrado no mês anterior (101,5). Esta é a sétima queda seguida.

Segundo a Serasa, as concessões feitas com recursos livres devem continuar se expandindo ao longo dos próximos meses, porém, em ritmo lento.

Consumo x Imóvel
As operações de crédito com recursos livres são, na maioria, voltadas ao consumo. Já as concessões de crédito imobiliário são feitas basicamente com recursos direcionados.

Os técnicos da Serasa apontam que a disposição do consumidor em aumentar seus níveis de endividamento permanece elevada, devido à maior confiança e mercado de trabalho em momento favorável.

Sobre o indicador
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, as concessões reais de crédito ao consumidor.