quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Hypermarcas diz que seguirá com aquisições

Após anunciar mais três aquisições - que perfazem um montante financeiro de R$ 251,5 milhões -, o presidente da Hypermarcas, Claudio Bergamo, disse nesta tarde que a companhia manterá a estratégia de crescer via compra de marcas e empresas, junto com a expansão orgânica dos negócios já existentes.

"Vamos atuar nas duas esferas, desde que as aquisições estejam dentro do objetivo estratégico e deem retorno aos acionistas", afirmou o executivo durante teleconferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre, quando o lucro da Hypermarcas somou R$ 79,6 milhões, bem acima dos R$ 3,8 milhões apurados no mesmo período do ano passado.

Em bases anuais, as aquisições anunciadas hoje adicionam R$ 82,5 milhões em receita líquida e R$ 39,7 milhões em geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Segundo Bergamo, as compras da marca de sabonetes Pom Pom, fechada com a Colgate-Palmolive, e de três marcas de medicamentos da Sanofi-Medley representam negócios de rápida integração, que vão complementar de forma "quase instantânea" o portfólio da companhia. "É questão de cadastrar os novos produtos", disse. O executivo anunciou um plano de transformar a Pom Pom em uma "marca generalista" para produtos infantis, assim como foi feito com a Bozzano, no segmento masculino, e a Monange, no feminino. A aposta é que a Pom Pom se torne uma das principais marcas do grupo em um prazo de dois a três anos, disse. Já a compra da fabricante de produtos de higiene bucal Bitufo é uma operação relativamente mais complexa. Bergamo afirmou que a operação, pelo menos num primeiro momento, será mantida como uma unidade de negócios independente. Dentro da fase de transição, os atuais administradores da empresa familiar serão mantidos no negócio durante o ano que vem. (Eduardo Laguna | Valor)