segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Valor do IPVA 2011 para carros usados deve cair 7% em São Paulo

Por: Flávia Furlan Nunes
InfoMoney

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2011 para carros usados deve cair 7% em média no Estado de São Paulo, segundo dados preliminares da Secretaria da Fazenda.

Os dados finais serão divulgados na primeira quinzena de novembro. Para estimá-los, a secretaria se baseia no preço dos veículos pesquisado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que está em queda, por isso a diminuição no valor do imposto.

O IPVA deste ano para carros usados teve uma redução de 12,2%. Em motocicletas, a queda foi 9,8% no imposto de 2010 e deve ser de 9,1% em 2011.

Pagamento
A exemplo do que acontece todos os anos, o contribuinte pode escolher uma entre três opções de pagamento.

Se ele preferir garantir desconto de 3%, é preciso quitar sua dívida à vista no mês de janeiro do próximo ano. Uma segunda forma é pagar o tributo, também à vista, em fevereiro, sendo que, neste caso, não haverá desconto.

Para quem estiver com o orçamento apertado, vale pagar o IPVA em três parcelas iguais, cujos respectivos vencimentos ocorrem em janeiro, fevereiro e março de 2011.

Nota Fiscal Paulista
Vale lembrar que os consumidores de São Paulo que participaram do Programa Nota Fiscal Paulista  solicitando cupom fiscal com inclusão de CPF ou CNPJ aos estabelecimentos poderão abater do valor do IPVA os créditos obtidos.

A alternativa estava disponível até o dia 31 de outubro e um balanço parcial da Fazenda mostrou que, até o dia 27, mais de 237 mil consumidores destinaram R$ 42,9 milhões em créditos para abatimento do imposto de 203.122 veículos.