quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ações da Cosan ganham a preferência dos analistas

Ana Paula Ribeiro 

Empresa
Setor
Recomendações
Vale
Mineração
8
Petrobras
Petróleo
7
Cosan
Alimentos
6
Itaú Unibanco
Finanças
6
Pão de Açúcar
Comércio
6
OGX
Petróleo
5
Tractebel
Energia Elétrica
5
Bradesco
Finanças
3
CCR
Transportes
3
Cemig
Energia
3
Gafisa
Construção
3





   












A Vale continua no posto de ação com o maior número de indicações entre as corretoras consultadas pelo Brasil Econômico. O papel preferencial da mineradora está em oito das 12 carteiras de dezembro.

Apesar dessa manutenção, o que se vê nas listas de indicações é uma diversificação maior do que a registrada em novembro.

O destaque para o mês foi a entrada da Cosan no grupo das preferidas entre os analistas. As ações da usina receberam seis recomendações e estão entre os cinco papéis mais indicados para dezembro, atrás apenas de Vale e Petrobras. No mês passado, a Cosan não ficou nem entre as dez mais.

Na avaliação de Gustavo Hon, analista da Um Investimentos, os últimos resultados da companhia surpreenderam e, além disso, a expectativa é de valorização dos preços do açúcar no mercado internacional e de maiores sinergias com a parceria com a Shell.

"Vemos em Cosan uma boa oportunidade para um posicionamento no setor sucroalcooleiro brasileiro, que dado o cenário do momento, possui excelentes perspectivas para o futuro", justifica Hon em relatório.

Já para o Itaú, o nível de preço no mercado à vista de energia abre espaço para novos leilões de cogeração e, dessa forma, a Cosan poderia realizar vendas adicionais ou mesmo fazer novos investimentos no segmento.

Diversificação

No mês passado, foram 12 as ações mais recomendadas. Neste mês, o número subiu para 16. Além de Cosan, entraram na lista CCR, Cemig, Gafisa, Hypermarcas, Suzano e Usiminas. Deixaram de ficar entre as preferidas as ações de Ambev, Banco do Brasil e CSN.

Outra empresa que entrou na lista das mais recomendadas foi a Gafisa, que está na carteira de três corretoras.

Segundo o analista da Socopa Marcelo Varejão, essa indicação mostra uma maior aposta nas ações ligadas ao consumo interno. "Além disso, a queda no valor da cotação da Gafisa no mês passado foi exagerada e achamos que pode ocorrer uma recuperação", afirma.

Já a manutenção da Vale na liderança das recomendações é justificada pelos bons resultados apresentados pela empresa e pela perspectiva de que a companhia se beneficie dos elevados preços do minério de ferro.

"Acreditamos que o bom desempenho operacional esperado para os próximos trimestres poderá resultar em uma revisão positiva das nossas expectativas para o próximo ano", diz a estrategista Cida Souza, em relatório do Itaú Unibanco.