segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Quer abrir sua empresa? Saiba como elaborar um plano de negócio

Por: Karla Santana Mamona
InfoMoney


SÃO PAULO - No Brasil, a taxa de mortalidade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) é alta ao ser comparada com outros países. Para ter uma ideia, a taxa de mortalidade brasileira é de 22% em três anos, enquanto em outros países, a média varia entre 10% e 15%.
Para o consultor do Sebrae-SP, Sergio Diniz, a sobrevivência dos pequenos empreendimentos poderia ser maior, caso os empresários utilizassem um instrumento fundamental para quem planeja abrir a sua empresa: o plano de negócio.
“O plano de negócio é uma ferramenta que ajuda os empresários a pensar em alguns fatores. Estes dados darão base para que o empreendedor possa viabilizar o seu negócio. Para abrir uma empresa, não basta ter coragem e dinheiro”, afirma Diniz.
Plano evita erros no mercadoEm suma, o plano de negócio pode ser explicado como um documento que descreve os objetivos da empresa e quais passos devem ser dados para que as metas sejam alcançadas. A principal vantagem é que o plano permite identificar e restringir os erros no papel, em vez de cometê-los no mercado.
Com o plano de negócio finalizado em mãos, o empresário, além de ter uma ferramenta que irá orientá-lo de maneira segura, poderá utilizá-lo para solicitar empréstimos, conquistar clientes, investidores, firmar parcerias com fornecedores e até mesmo com sócios.
Informações detalhadasSobre as informações que devem ser descritas, o Sebrae aconselha que o empreendedor procure pesquisar tudo sobre o seu setor. Estes dados podem ser encontrados em veículos de comunicação, associações, feiras, cursos ou até mesmo com outros empresários do ramo e fornecedores potenciais.
De acordo com Diniz, para montar o plano de negócios, o empreendedor deve pensar em seus clientes, público-alvo, localização, concorrentes, fornecedores, investimento inicial, formação de sociedade, preços, despesas, fluxo do dinheiro, funcionários a serem contratados e demais recursos necessários. Estas informações devem ser detalhadas.
Estrutura do planoDe acordo com o Sebrae-SP, o plano de negócio é composto de oito seções, que serão desenvolvidas e estimadas baseadas em informações pesquisas anteriormente.
  • Sumário Executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano. Não costuma ter mais de uma página;
  • Descrição da Empresa: contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. De uma a duas páginas.
  • Produtos e Serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso e especificações. Máximo de duas páginas;
  • Estrutura Organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas;
  • Plano de Marketing: Aqui será descrito o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. De cinco a seis páginas;
  • Plano Operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão. De três a quatro páginas;
  • Estrutura de Capitalização: como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída. De duas a três páginas;
  • Plano Financeiro: como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.
As informações de um plano de negócio devem ser precisas, mas transmitindo uma sensação de otimismo e entusiasmo. Ao preencher o plano, tenha sempre em mente o objetivo para o qual ele está sendo escrito. Os empresários que apresentarem dúvidas podem acessar a página do Sebrae-SP (www.sebraesp.com.br) ou procurar o Sebrae de seu estado.