sexta-feira, 18 de março de 2011

Consumidor livre de tarifas de movimentação bancária

O consumidor já pode optar por ter uma conta corrente livre de tarifas de movimentação. Para tanto, basta optar pela conta eletrônica, que só pode ser movimentada via internet, caixas eletrônicos e celular.

A medida do Conselho Monetário Nacional que institui essa possibilidade aos bancos já está em vigor (a partir 1º/3/2011) e a única cobrança que pode ser feita é a da tarifa de cadastro para início de relacionamento, mas só para novos clientes.

No caso de uso dos meios não eletrônicos (guichê de caixa, correspondente no País ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista), o consumidor não fará jus à isenção das tarifas previstas na regulamentação, podendo ser cobradas as da tabela anexa à Resolução 3.919/10.

Agora, se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos canais de atendimento não eletrônicos não pode ser objeto de tarifa.

A conta eletrônica tem como objetivo promover a inclusão financeira em todos os níveis. Cabe aos bancos decidir se oferecerão aos seus clientes este tipo de movimentação.


Fonte: Banco Central