segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como administrar o estresse no trabalho?

 Hoje, existe uma crença de que o estresse nas empresas é um mal necessário para aumentar a produtividade e os lucros. Mas será que isso é verdade?

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Virou moda dizer que o estresse pode colaborar em alguns momentos no trabalho, mas a realidade é que ‘estresse positivo’ não existe. As pessoas têm confundido estresse com desafio, mas são duas coisas completamente diferentes. O desafio no trabalho nos motiva a aprender novas habilidades e crescer e o estresse é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas.

O estresse atinge homens e mulheres em todas as atividades e de diferentes classes sociais. Esta doença silenciosa pode ser a grande causadora da baixa produtividade no trabalho e de conflitos que prejudicam o profissional, o ambiente de trabalho e, por conseguinte, os resultados almejados pelas empresas.

Existem muitos sintomas relacionados ao estresse: cansaço, insônia, baixa resistência, dores de cabeça, dores musculares, depressão, entre outros. O médico canadense Hans Selye, criador da moderna conceituação de estresse, compara esse problema a uma relação entre o indivíduo e o meio. Trata-se, portanto, de uma agressão e reação do nosso próprio organismo.

Em entrevista ao Portal Administradores, o Dr. Gilberto Grellet, Gestor Médico da Torres Associados, explica porque esse mal atinge tanto o ambiente corporativo e quais as melhores formas de evitar esse problema.

ADMINISTRADORES: Como administrar o estresse em ambientes altamente competitivos?

R- A competitividade faz parte do dia-a-dia das empresas tanto de produtos como serviços. O ponto de partida para evitar esse problema, é entender que devemos dar pouca importância para situações como a sobreposição do ego em detrimento do grupo de maneira que cada um cumpra com as suas obrigações, sem enxergar que seu papel no processo é maior do que o de qualquer outro funcionário. Isso vai transformar ambientes estressantes em locais agradáveis e saudáveis de se trabalhar.

ADMINISTRADORES: Existe algum passo a passo, tipo exercício silencioso, que o profissional pode fazer no momento de estresse no trabalho?

R- O grande segredo é, além de estar bem consigo mesmo, focar naquele momento integralmente no seu trabalho, impedindo que outras preocupações (que muitas vezes são relevantes dentro de um contexto de vida) afetem o momento, para que as idéias fluam de forma eficaz e natural.

ADMINISTRADORES: Quais os benefícios da implantação de ginástica laboral nas empresas?

R- O grande benefício é além de demonstrar que a empresa se preocupa com a sua saúde de uma forma pessoalizada, o trabalhador tem a oportunidade de através de uma pausa forçada descansar do ponto de vista físico e mental

ADMINISTRADORES: E fora do trabalho. Quais as melhores atividades para fugir desta doença?

R- O grande segredo para fugir desta situação é procurar balancear o cansaço mental com o físico. De uma maneira geral, a maioria das atividades laborativas demanda o uso do intelecto em grande intensidade, sendo que a parte física, determinada por horas e horas sentado, encontra-se até certo ponto descansada. Uma atividade física, que seja acima de tudo prazerosa, restabelece o equilíbrio entre o cansaço mental e físico que certamente determinará horas de sono reparadoras.

ADMINISTRADORES: Qual o segredo para que as empresas diminuem o nível de estresse dos seus funcionários?

R- O grande segredo do sucesso da empresas é de uma forma otimizada e inteligente extrair o que o funcionário tem de melhor para oferecer em termos de eficácia no trabalho, sem que sua saúde seja comprometida, gerando assim um ganho que se reflete em produtividade e qualidade nos produtos e serviços. Quanto maior o número de funcionários estressados, maior o prejuízo para as empresas.

Não deixe que o estresse afete seu convívio familiar e profissional. O reconhecimento do stress é o primeiro passo para resolvê-lo.