segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quem os headhunters vão buscar no mercado?

 Marcelo Mariaca - Presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School

Qual é o papel dos headhunters e qual é a função das consultorias? A maior parte das pessoas faz confusão sobre esses dois termos que nomeiam serviços que podem ser úteis tanto para os empregadores como para os profissionais.

Headhunters são empresas que buscam ou recrutam executivos, gerentes, diretores ou presidentes. Esse serviço é contratado pela empresa que deseja empregar o profissional. Headhunters não criam posições, pois agem a pedido das empresas clientes, quando surge a necessidade de contratar um executivo com o perfil especifico.

Os currículos que recebem pelo correio ou via e-mail são revisados e, se qualificados, mantidos no banco de dados para futuro acesso.

Na maioria dos casos, porém, os headhunters realizam a procura proativa de talento especifico no mercado, dentro das empresas ou bancos em que o profissional-alvo está empregado - muitas vezes, em outras cidades ou países.

Na busca e no recrutamento dos profissionais, os headhunters precisam identificar suas competências e habilidades, seus pontos fortes e fracos, suas motivações e seu projeto profissional e mesmo pessoal, para saber se seu perfil se encaixa nas necessidades e na cultura da empresa que os contratarão. A decisão final da contratação não é do headhunter, mas da empresa.

As empresas multinacionais instaladas no Brasil, em sua maioria, sempre tiverem processos de recrutamento mais rigorosos. A partir da década de 90, com o aumento da profissionalização e o processo de globalização, as empresas brasileiras passaram também a contratar firmas especializadas em recrutamento.

É natural que o headhunter priorize a busca entre aqueles que estão empregados e não entre os desempregados. Isso porque as empresas que contratam seus serviços querem os melhores profissionais, aqueles que têm experiência e sucesso comprovados ou que estejam em alta no mercado. Certamente, os profissionais mais cobiçados estão trabalhando em outras empresas.

Isso, no entanto, não significa que os profissionais desempregados não tenham oportunidades. A transferência de um executivo para uma empresa abre uma vaga em outra. É a chamada roda viva.

Esse ramo de atividade profissional traz vários benefícios para as empresas, que podem delegar aos headhunters a busca e pré-seleção dos candidatos e concentrar seu tempo e recursos no foco de seu negócio.

Já o serviço de outplacement é um apoio de recolocação - ou de transição de carreiras - contratado pela empresa que desliga um ou mais profissionais, em decorrência de processos de reorganização, fusões, aquisições ou outros ajustes.

O serviço ajuda a gerar um maior número de boas oportunidades, de forma mais rápida do que os profissionais criariam atuando sozinho. Isso encurta o período de transição de oito ou mais meses para apenas quatro.

O processo de transição de carreira se dá em três etapas. Primeiro, o apoio à própria empresa, orientando a pessoa que ficará com a tarefa de comunicar a demissão. Imediatamente após essa comunicação, a agência de outplacement começa a conversar com o demitido, para reduzir o impacto do trauma e explicar que ele não vai ficar desamparado.

Na terceira etapa, o executivo desligado terá um local físico para ficar, enquanto procura outro emprego, recebendo assistência psicológica e operacional. O objetivo é colocá-lo de volta no mercado. Portanto, envie seu currículo para headhunters e, se possível, negocie com seu ex-empregador a contratação de serviço de outplacement.