terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quer empreender? Conheça 10 boas tendências de negócios

Por: Karla Santana Mamona, Infomoney

Se você, assim como uma parcela dos brasileiros, deseja abrir a sua própria empresa, provavelmente já questionou que tipo pode ser um bom negócio. Para poder responder este questionamento, o Portal InfoMoney conversou com o economista e consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves.

Para o especialista, é arriscado indicar diretamente oportunidades de negócios, mas é possível analisar as tendências de mercado. Sobre elas, Gonçalves destaca as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do setor de comércio e serviços.

"Em 2000, as empresas serviços representavam 28% do total de MPEs. Para 2015, a expectativa é que elas cheguem a 34%. Somente na Região Metropolitana de São Paulo, em 2000, elas somavam 39%. Em 2015, elas serão 47%", disse.

O consultor explica que as empresas do comércio e serviços são tendência devido à atual conjuntura econômica brasileira que permitiu aumento de renda da população. "Quanto mais as pessoas ganham, mais elas consomem. Elas vão mais ao médico, fazem mais lazer", exemplifica.

Dez tendências
Para auxiliar o futuro empreendedor, o Sebrae listou as 10 tendências de consumo nos próximos anos. Ao analisá-las é possível pensar em empresas que terão grandes chances de prosperar. Confira abaixo:

  1. A nova classe C: o aumento de renda e as melhores oportunidades de trabalho levaram 32 milhões de brasileiros para a classe média. Estes consumidores são ávidos por consumir produtos e serviços que antes estavam fora do seu alcance, como viagens e produtos de tecnologia. Vale destacar que a forma de pagamento deste público é o parcelamento.
  2. Consumo precoce: atualmente, existem no País cerca de 40 milhões de crianças (0 a 14 anos). Este público influencia diretamente sobre as compras da família. Por ano, o orçamento avaliado é de R$ 90 bilhões por ano.
  3. Consumo exigente: os brasileiros está mais exigente e conscientizado, por isso haverá um aumento da demanda por certificação do produto consumido. As oportunidades de negócios estão relacionadas à rastreabilidade do produto em todo o seu ciclo de vida e ao longo da cadeia.
  4. Consumidor com mais de 60 anos: a expectativa de vida dos brasileiros passou de 67 anos para 71,7 anos, com isso o Brasil está ficando mais "maduro". Atualmente, a população com mais de 60 anos passa dos 18 milhões de pessoas. Existe um mercado muito amplo de serviços e produtos que possam atender as necessidades destes consumidores.
  5. Beleza e estética: o Brasil é um dos maiores consumidores de produtos de beleza. Quem aposta somente no segmento feminino está atrasado. Para ter uma ideia, no caso de vendas de cremes e loções, o consumo masculino já responde por 24%, representando 10% do volume total do mercado.
  6. Consumo saudável: uma das características comum aos jovens é a procura por produtos saudáveis. De 2004 para 2009, as vendas no varejo de alimentos mais saudáveis registraram crescimento de 82%. Existe uma demanda por por produtos e serviços orientados a valorização da saúde.
  7. Consumo de eco soluções: a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade está aumentando, isso reflete não apenas na reciclagem de materiais, mas no aumento de consumo de produtos ecologicamente corretos.
  8. Consumo prático: entre as características deste público é possível destacar que os consumidores moram sozinhos, frequentam mais bares e restaurantes que a média da população, consomem fastfoods e navegam em média 54 minutos por dia na internet. Com isso, eles buscam produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo.
  9. Experimentação: com o aumento do e-commerce, as empresas terão de ter um diferencial para atrair os consumidores até o seu estabelecimento. As pessoas estão cada vez mais interessadas em ter novas experiências, seja durante a compra, ou na utilização de produtos e serviços. Atualmente, a busca da experimentação ainda não é possível pelo mundo virtual.
  10. Nichos: estar atento aos públicos segmentados pode revelar boas oportunidades de negócios. Um dos nichos em destaque é o público gay. No Brasil, eles somam 18 milhões de brasileiros, cerca de 10% da população. Os consumidores homossexuais gastam 30% a mais do que os heterossexuais, sendo 36% da classe A e 47% da B. Como a maioria (57%) cursou o nível superior e 40% o Ensino Médio, eles são considerados consumidores mais sofisticados.