quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Belo Monte: os prós superam os contras

Por Angela Pimenta, Exame.com

Segundo o economista Omar Alves Abbud, o confronto entre os argumentos a favor e contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na porção oeste do estado Pará, revela que a obra serve ao interesse nacional.

Num artigo feito com exclusividade para o blog Brasil, Economia e Governo, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, Abbud examina a viabilidade da hidrelétrica sob o ponto de vista de seu impacto no aumento do desmatamento da Amazônia, do desalojamento da população ribeirinha e de prejuízos às populações indígenas.

Em sua conclusão Abbud observa que "não parece difícil concluir – se o critério de avaliação for o interesse nacional – que Belo Monte deve ser construída, e não apenas ela! Sem desprezar quaisquer outras formas de geração de energia elétrica – cuja oportunidade de uso tem que ser avaliada por critérios econômicos e ambientais responsáveis –, devemos priorizar a construção de hidrelétricas, de modo a manter nossa matriz de geração entre as mais limpas do mundo. "