segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os severos custos da crise para o povo grego em números

Confira alguns números que mostram o tamanho do problema na economia grega e o impacto que as novas medidas de austeridade podem ter sobre a população

Por Daniela Moreira, Exame.com

A cidade de Atenas amanheceu em clima de tensão, com dezenas de prédios depredados, incêndios e outras manifestações violentas que se estenderam ao longo da madrugada, deixando mais de 120 feridos. O cenário se repetiu em outras cidades gregas.

O povo protesta contra o pacote de medidas de austeridade aprovado nesta manhã no parlamento, em troca de um novo resgate do Fundo Monetário Internacional, da União Europeia e do Banco Central europeu para salvar o país da falência.

Em troca do empréstimo, o governo concordou em adotar uma série de medidas de austeridade que penalizarão os cidadãos, como demissões no setor público e cortes nos salários e pensões.

Confira alguns números que mostram o tamanho do problema na economia grega e o impacto que as novas medidas de austeridade podem ter sobre a população:

3,3 bilhões de euros é quanto o governo grego terá que economizar para atender as demandas do novo plano de resgate.
 
150 mil empregos públicos serão eliminados com o novo pacote de austeridade até 2015 – só este ano, 15 mil pessoas terão que ser demitidas. A cifra total equivale a mais de 1% da população de 11 milhões de habitantes do país e representa quase um quarto do quadro de funcionários públicos do país, estimado em 700 mil postos.
 
22% é o tamanho do corte que será feito no salário mínimo dos trabalhadores gregos, que hoje é de 751 euros, um dos menores da Europa ocidental.
 
300 milhões de euros é o corte estimado que o país poderá ter que fazer nos seus gastos com pensões e aposentadorias (o ponto ainda está em negociação).
 
Um terço da população grega já está vivendo abaixo da linha da pobreza, com mais de 10 mil pessoas vivendo nas ruas de Atenas, durante um dos invernos mais frios da Europa nos últimos anos.
 
Mais de 20% dos gregos estão desempregados e, entre os jovens de 15 a 24 anos, a taxa é superior a 50%.

130 bilhões de euros é o valor do novo pacote de ajuda que a Grécia vai receber para evitar o "calote".
 
14,5 bilhões euros é o tamanho da dívida que o país tem que pagar a parte seus credores no próximo mês.
 
160% do PIB do país, estimado em 312 bilhões de dólares em 2011, é o tamanho da dívida púbica grega. Se o plano de resgate funcionar, a previsão é de que o porcentual chegue a 120% em 2020.