quarta-feira, 25 de abril de 2012

Peso dos países no PIB mundial mudou depois da crise

por Míriam Leitão 

Peso dos países no PIB mundial mudou depois da crise

A crise já mudou o mundo. Do ponto de vista da divisão do PIB global, os EUA ficaram menores e a China cresceu. O G7 também perdeu participação, enquanto os Brics ganharam.

De 2007 para cá, a China aumentou de 10,9% para 14,3% a sua participação no PIB global. Ou seja, a fatia do país nessa "pizza" cresceu quase 4 pontos percentuais. E os EUA, que tinham 21%, passaram a ter 19%. A zona do euro, por sua vez, perdeu 2 pontos percentuais.

Os números comprovam que a China segurou o mundo nesses cinco anos turbulentos. A importação cresceu 78% no período, de US$ 955 bi para US$ 1,7 tri. Foi ela que importou mais.

Nós crescemos, mas não fortemente. A participação do Brasil no PIB mundial passou de 2,7% para 2,9%.

A redistribuição dos pesos e medidas no mundo provoca a discussão atual em torno do comando do FMI e do Banco Mundial que, desde a Segunda Guerra, é exercido por um europeu e um americano, respectivamente. Isso tem provocado questionamentos, já que outros países estão ficando mais relevantes e os que eram centrais estão perdendo importância.

Os EUA continuam na liderança, mas agora têm 19%, enquanto a China aparece em segundo lugar, com 14,3% da divisão do PIB global.

Por causa da crise, portugueses estão deixando os grandes centros e mexicanos, que estavam nos EUA, voltam ao país de origem, como mostrou hoje reportagem do Bom Dia Brasil. Muita coisa acontece na vida das pessoas em períodos de crise prolongada.