segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Como é calculada a cotação do dólar das faturas de cartão de crédito?


Marinho comenta: "Navarro, depois de ler o didático artigo 'Entendendo Dólar Comercial, Turismo e Paralelo' captei a diferença nos tipos de cotações, mas ainda fiquei com uma dúvida: qual o dólar utilizado pelas instituições financeiras nas faturas de cartão de crédito? Recentemente utilizei dois cartões diferentes no exterior, no mesmo período, e o dólar de cada fatura veio bem diferente. Obrigado".

Você fica de olho na cotação do dólar comercial, nos comentários dos especialistas em noticiários e sites especializados e percebe que a moeda americana está se desvalorizando. Então faz uso do dólar em compras no exterior com o cartão de crédito e é pego de surpresa quando a fatura chega: "ué, mas esse dólar usado aqui está mais caro que o encontrado nas cotações". Pois é.

Não existe regra para o dólar das faturas
Como já sabemos, o mercado de câmbio é livre em nosso país, o que significa que as cotações (formação de preço da moeda) são alteradas de acordo com a oferta e a demanda pela moeda. Para resumir, quando há dólar demais na praça, ele passa a valer menos; quando a moeda estrangeira está em falta, seu preço sobre.

Importante salientar que a referência para as empresas de comércio exterior , bancos e varejo é o dólar comercial. No caso específico dos cartões de crédito e suas faturas, o valor utilizado pelos bancos e administradoras costuma ser a cotação do dólar comercial somada a uma margem de ganho (spread).
Infelizmente, as instituições financeiras não são obrigadas a detalhar este cálculo e, por isso, optam por não divulgar a fórmula usada para o cálculo da cotação utilizada na fatura do cartão. Em geral, os valores da moeda utilizados para conversão nas faturas se situam entre o dólar comercial e o dólar turismo, tendendo quase sempre para este último.

Como agem nossos bancos?
Em uma pesquisa, encontrei uma reportagem da Folha de S. Paulo de 25/04/2011 que mostra estas diferenças e divulga o cálculo do valor pelo Banco do Brasil (BB). De acordo com Denílson Molina, diretor de cartões do BB, a regra no banco é pegar a taxa Ptax (média do Banco Central) do dia anterior e cobrar mais 2%.
A matéria da Folha ainda averiguou as taxas cobradas pelas principais instituições financeiras brasileiras. Bradesco e American Express cobram valores bem próximos à cotação do dólar turismo. Santander e Banco do Brasil apresentam taxas intermediárias, quase na média entre as cotações comercial e turismo. Já a Caixa e o Itaú tinham as taxas mais próximas do valor cobrado pelo dólar comercial no dia anterior ao fechamento da fatura.

O que podemos fazer?
O texto esclareceu parte da dúvida sobre a cotação utilizada nas faturas, mas podemos (devemos) ir além: observe atentamente os valores de sua fatura para cada cartão de crédito e faça contato com a administradora e banco emissor para questionar os valores utilizados na cobrança. Assim você saberá que cartão é melhor para gastos no exterior e porquê.