terça-feira, 5 de março de 2013

A reinvenção do profissional: uma evolução inevitável

Em um mundo de transformações, a eterna insatisfação e desejo de voar sempre mais alto serão atributos cruciais para prosperar em um mercado de grandes oportunidades

Alexandre Prates, Administradores.com

Há algum tempo uma rotina tem feito parte do meu cotidiano: entrevistar grandes líderes do mundo corporativo. Chamar isso de rotina é um insulto, afinal, a cada entrevista, conceitos incríveis são apresentados por estes empreendedores que destacam-se em suas áreas de atuação.

Mas o que torna esses empreendedores profissionais diferenciados?

A sua capacidade de entrar em ação? O seu foco e disciplina? A sua perseverança em buscar novos resultados? Ou simplesmente a ousadia de sonhar e acreditar?

A maioria das pessoas que procuram o nosso instituto para desenvolver-se pelo processo de coaching, inicialmente apresentam algumas necessidades:

  • Encontrar um propósito de vida que valha a pena;
  • Decidir acertadamente o seu futuro profissional;
  • Tirar as suas ideias do papel e fazer acontecer;
  • Ter foco e disciplina para concretizar os seus projetos;
  • Encontrar respostas que facilitem a tomada de decisão.

Veja que interessante. As necessidades apresentadas pela maioria das pessoas, naturalmente foram ultrapassadas pelos empreendedores. Um empreendedor sabe exatamente o que quer e tem uma capacidade incrível para fazer acontecer.

Esses comportamentos intrínsecos dos empreendedores são sinais fantásticos de uma competência desejada para qualquer ser humano: são líderes de si mesmos e assumiram, de fato, a responsabilidade por sua vida e carreira.

Um profissional empreendedor encontra dentro de si os verdadeiros motivos para fazer acontecer!

No estudo nacional que conduzi sobre as competências do profissional do futuro, que originou o livro "A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro" (3ª edição - Editora Novo Século), um dado mostra uma forte tendência sobre os desafios dos profissionais para os novos tempos: 97% dos entrevistados (grandes líderes, empresários, especialistas de mercado e jovens empresários de 15 estados brasileiros) citaram diversas competências relacionadas ao empreendedorismo como uma capacidade decisiva para que o profissional possa prosperar no mundo corporativo do futuro. Capacidade que eu denominei como Inteligência Empreendedora.

O conceito de empreendedorismo deve ser desmistificado, pois empreender não é sinônimo de abrir uma empresa, conceito equivocadamente divulgado durante tanto tempo. Empreender deve ser encarado como uma competência, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que nos proporcionam grandes resultados em qualquer área da vida. Visto desta forma, empreender é sinônimo de foco, disciplina, paixão pelo que se faz e principalmente, visão de longo prazo, enxergar oportunidades onde ninguém mais enxerga.

Empreendedorismo é uma revolução interna que desencadeia comportamentos produtivos e como consequência, resultados extraordinários. Um profissional, independente da área em que atua, pode e deve ser um profissional empreendedor.

Portanto, se eu pudesse resumir em uma única frase o conceito da reinvenção do profissional, eu diria: Assumir a responsabilidade por sua vida e carreira. A partir disso, todo o restante se faz presente. Antes disso, teremos muito espaço para desculpas e motivos aparentemente reais para não alcançarmos a tão desejada realização profissional.