segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

85 mais ricos têm mesma riqueza que metade do mundo, diz organização

Riqueza de 1% da população é 65 vezes maior que a da metade do mundo.
70% das pessoas vivem em países onde desigualdade cresceu em 30 anos.

Do G1, em São Paulo

Relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pela organização Oxfam International aponta que as 85 pessoas mais ricas do mundo concentram a mesma riqueza que a metade menos favorecida da população mundial. A entidade reúne organizações que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade.

Em outra comparação, o texto mostra que  1% da população tem a fortuna de US$ 110 trilhões. "Esse montante é 65 vezes maior que a riqueza total da metade menos favorecida da população mundial".

O estudo aponta, ainda, que sete a cada dez pessoas vivem em países onde a desigualdade econômica cresceu nos últimos 30 anos. Os dados têm como fonte relatórios do Fórum Econômico Mundial e do Credit Suisse de 2013, diz a Oxfam.

A entidade aproveita a realização do Fórum Econômico Mundial, em Davos, para pedir políticas que contenham o rápido aumento da desigualdade.

"A extrema desigualdade econômica é prejudicial e preocupante por várias razões: é moralmente questionável, pode ter impactos negativos sobre o crescimento econômico e sobre a redução da pobreza e pode multiplicar os problemas sociais. Ela agrava outras desigualdades, tais como aquelas entre homens e mulheres. Em muitos países, a desigualdade econômica extrema é preocupante por causa do impacto pernicioso que as concentrações de riqueza podem ter sobre a igualdade de representação política", diz o relatório.

Os levantamentos da Oxfam pelo mundo captaram a descrença das pessoas em relação ao fim das desigualdades. "Pesquisa realizada em seis países (Espanha, Brasil, Índia, África do Sul, Reino Unido e EUA) mostrou que a maioria das pessoas acredita que as leis são distorcidas em favor dos ricos. Na Espanha, oito em cada 10 pessoas concordaram com essa afirmação", diz o relatório.