quarta-feira, 30 de julho de 2014

O que fazer para evitar a falta de dinheiro?

Fazer controle financeiro, planejar e seguir um orçamento, etc, etc, é como combater a febre em vez de combater a infecção. Se não for eliminada a infecção em pouco tempo a febre reaparece. Vamos combater a verdadeira causa da falta de dinheiro?

Por Orlando Norio, administradores.com.br

Geralmente uma doença é percebida através da dor ou inchaço, os sintomas mostram que existe uma doença. Podem até mostrar o local e o tipo de problema, mas o sintoma não é a doença. Muitas pessoas e empresas atacam o sintoma (o problema aparente), mas não a verdadeira causa da falta de dinheiro.

Exemplo: combater a febre em vez de combater a infecção ou combater a tosse em vez de combater a irritação. A febre e a tosse são mecanismos de defesa do organismo, é um aviso mostrando que existe uma anomalia em algum órgão do corpo.

A falta de dinheiro é o sintoma de uma doença chamada pobreza, cuja dor é sentida no bolso. É muito importante conceituar que a falta de dinheiro não é o problema, é o sintoma de que tem um problema. É um coadjuvante, como a dor: indica ter uma anomalia. Se examinar o local onde está dolorido pode descobrir a causa. ´

A pobreza é falta de: alimentação, vestuário, alojamento, renda, riqueza. É também exclusão social: falta de educação, falta de conhecimento. A causa da pobreza está na própria definição: "falta" receber alguma coisa do mundo. A verdadeira questão não é a falta dinheiro. A causa está no por que aparecem as "faltas"?

É muito comum pessoas com problemas de relacionamentos com pais, marido, mulher e familiares passarem na vida por grandes problemas financeiros. Por que: a) falta gratidão aos pais ou familiares; b) falta a generosidade (grandiosidade) para perdoar ou reconciliar; c) falta a harmonia ou seja falta equilíbrio na relação familiar.

A causa da falta de dinheiro são diversas "faltas" interiores: falta de gratidão, falta de generosidade, falta de educação, carência afetiva, falta de harmonia, falta de alegria, falta de esforço, etc, etc. Estas "faltas" interiores geram faltas exteriores na forma de falta de dinheiro, falta de emprego, falta de acesso à educação, etc.

A falta de gratidão é a primeira na lista das causas de insucessos que culminam com a falta de dinheiro. A primeira lei da prosperidade diz que é preciso agradecer as coisas que já recebeu: a começar pela vida, luz solar, água, calor, pelos alimentos, emprego atual, o primeiro emprego, etc.

A falta de generosidade significa mesquinhez, egoísmo. Falta a grandiosidade para compartilhar com outras pessoas. A atitude mesquinha (pequena) atrai pequeno crescimento profissional, pequena visão de negócio e pouco dinheiro.

A falta de harmonia é também uma das causadoras dos problemas financeiros. A desarmonia significa desunião, desequilíbrio, separação. Faz o dinheiro separar de você. Atrás dos problemas financeiros de uma família ou empresa está a verdadeira causa: intrigas, discórdias, disputas, briga entre membros da família ou sócios.

A desarmonia é também falta de equilíbrio. O problema de caixa é desequilíbrio entre a receita e despesa. O problema não está na torneira da entrada e sim no ralo da saída. A falta de equilíbrio ("causa") faz desperdiçar o dinheiro de forma compulsiva, adquirindo coisas desnecessárias ("meio") para anestesiar a insatisfação interior.

A carência afetiva também pode levar à carência financeira. Isto acontece devido a lei da atração dos semelhantes. Semelhança não é igualdade. A existência de uma carência (causa) ao encontrar uma condição ou fator desencadeante faz aparecer uma carência material.

Um astronauta vê a Terra iluminada, mas se olhar do lado oposto só vê a escuridão total. Os raios solares só se transformam em luz quando encontra um "meio". Da mesma forma uma "causa" só aparece visível quando encontra um "meio", muito tempo depois, dificultando a sua identificação.

A forma de evitar a pobreza é cultivar uma mente rica de gratidão, harmonia e generosidade. Ter hábitos que combinam com as riquezas tais como gostar de locais ou coisas limpas, bonitas, organizadas e alegres. Não dar oportunidade para que a "causa" encontre um "meio" para evitar que apareça a falta de dinheiro.