quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dicas de como organizar a sua renda para fazer um financiamento

Para realizar nossos sonhos o financiamento costuma ser uma boa opção, pois podemos dar uma pequena entrada e ir pagando as parcelas levemente, ou nem mesmo dar uma entrada e financiar o bem inteiro. E isso serve para a concretização de diversos objetivos, desde o financiamento de uma casa, até de um carro, moto ou demais bens.

A vantagem do financiamento é que ele permite que você tenha o bem em mãos logo, ao contrário do financiamento, em que tem que ficar esperando ser sorteado. Porém, mesmo sendo fácil fazer um e ter mais uma conquista, é importante organizar sua renda antes e depois a fim de que não passe aperto e seu sonho vire um pesadelo.


 (Fonte: Pixabay)

Dicas para organizar as finanças antes de fazer o financiamento

Antes de decidir se vai conseguir ou não fazer o financiamento, vale tomar alguns cuidados básicos:

1 – Organize seus gastos
Coloque tudo que ganha e gasta por mês em um papel ou planilha, se preferir. Veja se "o valor que sobra" todo mês dará para eventuais despesas e ainda poderá fazer um financiamento.
Na dúvida, o ideal é que apenas 30% de sua renda seja comprometida.

2 – Saiba poupar para dar uma entrada
Saber guardar dinheiro do seu salário é uma forma de criar uma poupança e poder dar uma boa entrada no financiamento, o que vai diminuir os juros, além de deixar as parcelas menores, fazendo com que sua renda não se comprometa tanto.

3 – Estude todas as formas de financiamento fazendo simulações antes
Antes de finalizar sua compra, veja as possíveis formas de financiar o bem realizando várias simulações. Com isso você pode saber se é melhor dar ou não aquele valor de entrada, se é mais apropriado pagar em 24, 36 ou 48 vezes; ou até se precisará poupar um pouco mais para fazer a melhor negociação.


 (Fonte: Pixabay)

Dicas para organizar as finanças depois de fazer o financiamento 

Agora que você já seguiu as dicas anteriores e achou viável fazer um financiamento, não pense que a organização de suas finanças terminaram. Para conseguir pagar o bem até o final sem desembolsar mais juros ou ainda correr o risco de perdê-lo por falta de pagamento é importante ficar atento a algumas dicas:

1 – Pague a parcela em dia
Na hora de comprar o bem pode-se escolher o melhor dia ou não para a parcela, mas você estará ciente da data de vencimento assim que acabar a compra e poderá se programar. Se ver que a parcela vence antes do seu salário cair, comece a guardar antecipadamente o dinheiro da parcela, assim, você sempre pagará o valor até mesmo adiantado e não corre o risco de não ter a quantia.

2 – Priorize este pagamento
Muitas pessoas, quando em situações de aperto, deixam a conta do financiamento sem pagar, mas isto é um grande erro, pois os juros costumam ser grandes e podem virar uma bola de neve, então veja se não há outros pagamentos que possa adiar e faça as contas para ver o que realmente compensará. Lembre-se que há limites de atrasos nas parcelas e você pode até perder o bem se não quitar sua dívida corretamente.

Viu como é possível fazer um financiamento e deixar sua renda organizada? E você, como costuma controlar este tipo de despesa?