segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dicas do que NÃO fazer para ter sucesso em seu negócio

por Cláudio Henrique de Castro, Blog Sobre Administração

Um fato é recorrente na história das pequenas empresas, muitas vão
falir. Isso mesmo. Se não no primeiro ano, talvez nos próximos 2 a 5
anos. Infelizmente esta é uma realidade triste entre nossos
empreendedores, mesmo ultrapassando todos os desafios para se iniciar
o seu negócio, eles vão, na maior parte das vezes, encontrar o
insucesso.

A maioria dos empreendedores vai culpar a falta de dinheiro pela
falência, eu mesmo já ouvi muito isto, culpam a falta de capital de
giro, as rupturas de seus fluxos de caixa, entre outros. Porém,
acredito que apesar de muitos problemas serem ligados à questão
financeira, existem outros tantos que podem levar uma empresa à
falência. Por isso, neste artigo vou falar sobre alguns problemas que
mais observo nas empresas hoje em dia, confira:

Falta de registros diversos dentro da empresa: Por mais que a
burocracia seja vista como algo pejorativo, se bem conduzida e
direcionada, ela se torna fundamental para uma gestão estratégica de
seu negócio. Se você não possuir dados que possam gerar informações
relevantes ao seu negócio, dificilmente poderá se antecipar a alguma
demanda, estar pronto para uma oportunidade ou mesmo ter o mínimo de
controle sobre seus processos e colaboradores.

Dicas do que NÃO fazer para ter sucesso em seu negócio

Infra-estrutura maior do que o necessário: Esta realidade é muito
comum em empresas em expansão. Onde a organização que começa a possuir
mais capital do que esperava, começa a comprar ativos que até certo
ponto não são tão necessários. Por exemplo, uma indústria de alimentos
possui uma distribuição terceirizada, com o aumento dos ganhos e do
volume das vendas, resolve adquirir uma frota própria, o que em muitos
casos se mostra pouco eficaz, uma vez que este dinheiro poderia ter
sido melhor aplicado em diversos outros lugares na empresa.

Não treinar constantemente os funcionários: Você nunca treina os seus
colaboradores o suficiente, pois o mercado não é estático e sim
dinâmico, e você deve acompanhar isto com capacitações constantes. É
difícil uma empresa que possui uma filosofia de negócios orientada
para a capacitação de seus colaboradores que não consegue se destacar
no mercado, por mais caro e trabalhoso que pareça é sempre um ótimo
investimento.

Mais importante que ter uma missão e visão é fazer sua empresa
acreditar nela: Sua visão e sua missão não são apenas algo que você
quer mostrar para os investidores, e sim algo que deve estar no DNA de
seu negócio. Se sua missão não é compreendida e absorvida por seus
colaboradores, então ela é falha, se você possui uma empresa que busca
a satisfação total dos clientes, então isto deve estar de forma
simples na missão de sua empresa e na cabeça dos funcionários, caso
contrário ela também é falha. E uma forte filosofia baseada no real
objetivo do seu negócio é uma ferramenta maravilhosa rumo ao sucesso,
e sua ausência apenas vai lhe transformar em mais uma empresa perdida
em meio a tantas outras por ai.

Estas foram algumas situações onde acredito que a empresa tem tudo
para dar errado. Vão existir muitas empresas que cometem várias destas
falhas e tem sucesso, mas não entenda este sucesso como mérito e sim
como um provável acidente. Para um exemplo destes, existe outras
milhares de empresas que buscam evitar isto e conseguem sucesso.