Por: Roberta de Matos Vilas BoasUma pesquisa da Pro Teste comprovou que os carros desenvolvidos por montadoras japonesas são os mais confiáveis. Segundo o estudo, os automóveis necessitam de menos reparos e são mais seguros.
Foram mais de 3 mil pessoas entrevistadas, que responderam a perguntas sobre a quantidade de reparos sofrida pelo carro nos últimos doze meses.
Com as respostas, foram atribuídas pontuações aos carros e às marcas, sendo que quanto mais próximo de 100, mais confiável é o carro. Os problemas que mais põem em risco a vida do motorista e passageiros tiveram o maior peso na elaboração do índice de confiabilidade.
Marcas
Entre as montadoras analisadas, a japonesa Honda ficou em primeiro lugar, com 89,5 pontos. Já em segundo, aparece outra fabricante do Japão, a Toyota, com 89,4 pontos.
Em seguida estão a Citroën (87,6), a Peugeot (85,2), a Renault (79,5), a Ford (73,4) e a Chevrolet (73). Nos dois últimos lugares do ranking estão a Fiat, com 72,5 pontos, e a Volkswagen, com 67,6 pontos.
Modelos
Considerando os modelos que foram fabricados após 2002, os japoneses também ficaram com os primeiros lugares do ranking, sendo que o Honda Civic obteve uma pontuação de 95, ficando com a primeira colocação.
Em seguida aparece o Corolla, da Toyota, com 94,2 pontos, e Honda Fit, com 92,8 pontos. Em quarto e quinto lugares estão o Palio (89,3), da Fiat, e o Fiesta (88,6), da Ford, nesta ordem.
Entre os carros que foram fabricados antes de 2002, é o Corolla que assume a liderança dos carros que apresentam o menor número de problemas. O automóvel da Toyota obteve pontuação de 84,3, seguido pelo Honda Civic, com 73,2 pontos.