quinta-feira, 6 de março de 2008

Brasileiros poderão comprar via SMS ainda neste semestre

Por: Tabata Pitol Peres

Em poucos meses, os consumidores não precisarão ir a uma loja ou ter um computador para fazer compras. Elas poderão ser feitas via celular.

Assim como já acontece em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos, o mobile commerce deve ganhar força no Brasil com o lançamento do TagShop, um disparador de ordens de compra que permite a aquisição de produtos em diversas lojas por meio de mensagens SMS.

O empresário Cláudio Nasajon explica que o sistema é apenas um intermediário para a compra. "O TagShop é um facilitador para a compra. Imagina uma pessoa que quer comprar algo que ela viu em uma revista, mas ela está na sala de espera de um dentista, sem poder ir à loja ou sem um computador para fazer a compra on-line. Com o serviço, ela manda o código do produto para o número do TagShop pelo celular, que encaminha o pedido à loja vendedora. Em seguida, o cliente recebe outra mensagem com o preço do produto, a forma de pagamento, a data de entrega e, para confirmar a compra, responde essa mensagem enviando a senha".

Formas de pagamento e custos
De acordo com o empresário, a forma de pagamento é negociada entre a loja e o cliente. "O consumidor pode ter em seu cadastro o número do seu cartão de crédito que será enviado à loja, ou preferir boleto bancário, por exemplo. Na hora da compra, a loja explica quais formas de pagamento estão disponíveis e ele escolhe qual prefere usar".

Para utilizar este serviço, o consumidor gastará cerca de R$ 3. "Os gastos do cliente são as duas mensagens enviadas. Cada uma custa R$ 0,31 mais imposto, o que dá algo em torno de R$ 1. Além disso, é cobrada uma taxa de R$ 2 por compra. Pode ser que as lojas se disponham a pagar esse valor e não repassem aos seus clientes, mas eu acho isso difícil".
Funcionamento
Nasajon garante que o sistema é completamente seguro. "Para confirmar a compra, a pessoa precisa confirmar a senha que foi cadastrada com o número do telefone. Não há como usar sua senha em outra linha e vice-versa. Quando a pessoa mudar o número de sua linha, terá que alterar seu cadastro e sua senha", explica.

O empresário afirma ainda que esse sistema popularizará bastante as compras, uma vez que um número muito grande de brasileiros possui um telefone móvel. "Hoje, mais de 120 milhões de brasileiros possuem um celular e para usar o TagShop não é preciso ter nenhum software específico no aparelho. Além disso, já estamos negociando com as operadoras para que todas permitam o envio".

Com isso, a empresa espera movimentar R$ 30 milhões até o final do próximo ano. O valor é referente a um milhão de ordens de compra com tíquete médio de R$ 30.

Entre as lojas que já fecharam parceria com o sistema - que tem data de lançamento marcada para 24 de abril, estão Ediouro, Ponto Frio e Ingresso Certo.