quarta-feira, 9 de abril de 2008

Condições de crédito devem facilitar aquisição da casa própria

Por: Tabata Pitol Peres

Comprar a tão sonhada casa própria deve ficar mais fácil esse ano. De acordo com o gerente de vendas da imobiliária Auxiliadora Predial, Sílvio César Gomes, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) contribuirá para o aumento das ofertas de imóveis em 2008 e, com isso, haverá maior facilidade nas condições de pagamento.

Para se ter uma idéia, construtoras parceiras da Caixa Econômica Federal já comercializam residências populares financiadas em parcelas com juros baixos, que podem chegar a 5,5% ao ano, enquanto a média no mercado é de 10% a 12% ao ano. "Nos próximos anos as facilidades devem se tornar mais atrativas, com taxas ainda menores", explica.

O gerente afirma ainda que bancos estatais, privados e até de pequeno porte chegam a financiar até 100% do valor dos imóveis ainda na planta.

Renda
Outro facilitador para o mercado imobiliário é o aumento da renda do consumidor. "Considerando a elevação da renda e as facilidades disponíveis no mercado, o consumidor consegue assumir valores mais altos. Isso faz com que mais gente tenha acesso à casa própria", garante o responsável pelo plano de expansão da imobiliária, Fernando Castioni.

Castioni explica que o cenário favorável teve origem nas mudanças constitucionais brasileiras feitas nos últimos 10 anos, que deram maior proteção ao investidor da construção civil e maior segurança jurídica a quem busca um imóvel. "As medidas estimularam o setor e refletem nos dias de hoje".

Para quem quer comprar um imóvel, fica a dica: procure um corretor, explique suas possibilidades e, junto com esse profissional, avalie a melhor alternativa de compra e instituição financeira para obter crédito imobiliário.