terça-feira, 13 de maio de 2008

Meirelles: estabilidade do País proporcionará ciclo de aperto monetário menos amplo

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, afirmou no Senado Federal haver sinais de que a inflação não se deve apenas ao aumento dos preços de alimentos, defendendo a atitude do Copom ao elevar a taxa básica de juro do país.

De acordo com ele, o aumento de preços nos setores agrícola e industrial eleva os riscos de repasses para o varejo, preocupação que seria corroborada pela alta dos preços no atacado nos últimos 12 meses, mesmo quando desconsiderados os víveres.

Aperto menor
Contudo, Meirelles entende que a estabilidade econômica vivenciada pelo País reduz a necessidade de amplos ciclos de aperto monetário. "A escala é menor e o patamar é menor", afirmou ele, que enxerga o País a caminho da normalidade.

Em sua exposição na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o presidente da autoridade monetária brasileira apresentou uma série de índices de preços, revelando tendência generalizada de alta. Embora as expectativas do mercado sobre inflação venha subindo há alguns meses, o presidente do BC afirmou que os agentes não esperam por descontrole dos preços.