terça-feira, 27 de maio de 2008

Rating do BB não deve sofrer impacto com aquisição da Nossa Caixa, afirma Fitch

Por: Conrado Mazzoni Cruz

A eventual aquisição da Nossa Caixa (BNCA3) pelo Banco do Brasil (BBAS3) não deve afetar o rating da maior instituição financeira do País, afirmou nesta terça-feira (27) a agência de classificação de risco Fitch Ratings.

Para a Fitch, a operação tende a reforçar a estratégia de atuação do BB em segmentos nos quais tem participação relevante. Desde 2005, o banco tem ampliado a atuação no varejo, de olho na estratégia de compra de folha de pagamento em diversos estados.

Controlada pelo governo do Estado de São Paulo, a Nossa Caixa possui uma "atrativa" base de depósitos judiciais de R$ 15 bilhões, além de depósitos de poupança no montante de R$ 10 bilhões.

"A avaliação final do negócio dependerá das condições acordadas entre as partes", acrescenta a agência. As negociações da compra estão em estágio preliminar e a expectativa é de que, se confirmada, ocorra a partir do segundo semestre do ano.

Mais sobre a operação
As negociações para a incorporação do banco paulista foram anunciadas pelo BB na noite da última quarta-feira, o que fez com que os papéis da Nossa Caixa disparassem mais de 30% na volta do feriado de Corpus Christi.

A possibilidade da transação gerou críticas no meio financeiro, com as principais instituições defendendo que a venda da Nossa Caixa se dê por meio de um leilão.