Por: Giovanna Rodrigues
Levantamento do Procon-SP revela que, ao procurar financiamento imobiliário, o consumidor é induzido a sair da instituição financeira com a falsa sensação de que obteve todas as informações necessárias para tomar a decisão.
Segundo questionário aplicado no site da entidade, 66,67% dos consumidores acreditam encontrar informações completas quanto às taxas, tarifas e aos demais encargos. No entanto, 78,35% não sabem como são calculadas as prestações de um financiamento.
Atendimento não adequado
Ainda de acordo com a pesquisa, 30,65% dos consumidores dizem ter conseguido as supostas "informações completas" na maioria das empresas, o que significa que quase 70% precisaram procurá-las em outro lugar.
Conforme acredita o Procon-SP, os dados apontam que ainda são muitas as instituições que não atendem adequadamente aos consumidores.
Outro indicador preocupante é que pouco mais da metade (54,11%) dos consumidores interessou-se em conhecer outras linhas de crédito imobiliário, como consórcio, cooperativas etc.
Preço final maior
Segundo o levantamento, os consumidores reconhecem que o crédito está mais abundante e que o alongamento dos prazos permite que a parcela seja mais acessível. Por outro lado, há também a percepção de que esse "perder de vista" traz alguma desvantagem.
"Quanto maior o prazo de financiamento, maior o preço final do imóvel", pensam os consumidores, aponta a edição n° 9 da revista do Procon-SP, de março e abril de 2008.
Levantamento do Procon-SP revela que, ao procurar financiamento imobiliário, o consumidor é induzido a sair da instituição financeira com a falsa sensação de que obteve todas as informações necessárias para tomar a decisão.
Segundo questionário aplicado no site da entidade, 66,67% dos consumidores acreditam encontrar informações completas quanto às taxas, tarifas e aos demais encargos. No entanto, 78,35% não sabem como são calculadas as prestações de um financiamento.
Atendimento não adequado
Ainda de acordo com a pesquisa, 30,65% dos consumidores dizem ter conseguido as supostas "informações completas" na maioria das empresas, o que significa que quase 70% precisaram procurá-las em outro lugar.
Conforme acredita o Procon-SP, os dados apontam que ainda são muitas as instituições que não atendem adequadamente aos consumidores.
Outro indicador preocupante é que pouco mais da metade (54,11%) dos consumidores interessou-se em conhecer outras linhas de crédito imobiliário, como consórcio, cooperativas etc.
Preço final maior
Segundo o levantamento, os consumidores reconhecem que o crédito está mais abundante e que o alongamento dos prazos permite que a parcela seja mais acessível. Por outro lado, há também a percepção de que esse "perder de vista" traz alguma desvantagem.
"Quanto maior o prazo de financiamento, maior o preço final do imóvel", pensam os consumidores, aponta a edição n° 9 da revista do Procon-SP, de março e abril de 2008.