quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Moody's rebaixa rating da GOL para B1, com perspectiva negativa

Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quinta-feira (7) o rating de débito da G
OL (GOLL4) de Ba3 para B1, afetando cerca de US$ 425 milhões de títulos de dívida.

Segundo relatório da agência, as perspectivas também mudaram de estável para negativas, refletindo os desafios que a empresa terá de enfrentar em relação à integração da VRG, dificuldade na estrutura financeira da empresa e expressivo aumento na base de custos operacionais, que destacam o recente salto nos gastos com combustíveis.

De acordo com os analistas da Moody's, a perspectiva é negativa quanto ao rating da GOL, que pode ser rebaixado ainda mais caso a empresa não consiga sustentar um fluxo de caixa favorável e suas condições de liquidez. Os ratings ainda estão em revisão.

Ponto favorável
Entre os destaques negativos, há também pontos positivos relatados pela agência, como a perspectiva de benefícios vindos da continuidade de crescimento dos serviços low-cost, além dos novos acordos interline que podem ampliar a base de clientes.

Papéis penalizados
Não bastasse a notícia negativa da Moody's, os papéis são duramente penalizados nesta quinta-feira pela retomada do petróleo nas bolsas mercantis internacionais e pelo corte nos dividendos anunciado pela empresa anteriormente.

As ações da companhia aérea lideram absolutas o movimento declinante do Ibovespa, despencando 10,24% pela tarde.