segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Consumidor sentirá mais facilidade para comprar, diz presidente Lula

Nesta segunda-feira (15), o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, disse que o consumidor sentirá mais facilidade na hora de comprar, por conta das medidas tomadas pelo governo para conter a crise financeira no País.

"Muitas vezes, o trabalhador estava com medo de comprar um carro, uma geladeira, um fogão, uma televisão porque ele não queria fazer o endividamento com medo de ser mandado embora. Quando nós tomamos essas medidas, certamente o preço desses produtos vai baixar e ele vai poder fazer essa compra com uma certa tranqüilidade", disse o presidente, conforme publicado pela Agência Brasil.

Lula disse ainda que, em conversa com empresários, discutiu-se maneiras para que nenhum trabalhador seja mandado embora, pois, segundo ele, é importante manter o nível de emprego. "Eu assumi o compromisso de conversar com os dirigentes sindicais para saber da possibilidade de estabelecermos acordos em alguns setores que foram mais afetados."

Pacote
Co
m o pacote anunciado na última quinta-feira (11), o governo espera aumentar a renda disponível para que os brasileiros voltem a consumir, reduzir o custo do crédito e manter os postos de trabalho.

Entre as medidas tomadas estão: a criação de novas alíquotas para o Imposto de Renda Pessoa Física (de 7,5% e 22,5%), acrescentadas às já existentes, a redução do IOF, dos atuais 3% ao ano + 0,38%, para 1,5% + 0,38%, além da diminuição da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis.

Por fim, será criada uma nova linha de giro de crédito para ajudar as empresas que tenham financiamentos no exterior e diminuir a pressão sobre o crédito interno, principalmente em relação aos custos.