Não existe como!
Sempre que tentamos identificar o mercado favorável ou desfavorável para atuar como Trend Following ficamos “a ver navios”.
A tendência é uma coisa subjetiva, ela só pode ser identificada analiticamente após ela ou boa parte dela já ter acontecido. Não existe nenhuma forma de encontrar a tendência antes dela ocorrer.
A premissa básica do trend following é estar na tendência do seu início ao fim, para isso usamos regras de entrada e saída, através de “tentativas e erros”, devemos então, estar posicionado do lado certo da tendência na hora que um grande movimento acontecer.
O trend following associa isso ao gerenciamento de capital evitando que estas “tentativas e erros” dilapidam muito do seu patrimônio, de forma com que a tendência não pague os erros durante o período em que ficamos a procura da tendência.
Existem pessoas que confundem a análise técnica com operar. Analisar o passado é relativamente fácil e bem cômodo, achar uma tendência após ela ter ocorrido também é fácil, elas são movimentos onde poucos ganham dinheiro e muitos perdem, em mercados laterais e voláteis existem mais pessoas “achando” que estão ganhando dinheiro, mas na verdade estão deixando de ganhar e às vezes até perdendo.
O que faz uma tendência é a necessidade dos participantes comprarem ou venderem (dependendo do tipo de tendência) de forma aleatória. Como a maioria das pessoas estão vendidas em grandes movimentos de alta, ou compradas em grandes movimentos de baixa, quando a perda se torna insuportável eles acabam acelerando a tendência corrente e nós que ficamos entrando e saindo para achar o momento em que o mercado tomou uma direção nas zonas de “lateralização” aumentamos nosso ganhos que apagam e superam as perdas da fase de “spot” de uma tendência.
O período de Drawdown de um sistema trend follower normalmente ocorre nestes momentos em que os grandes movimentos não acontecem e fica impossível de se ganhar dinheiro na tendência se não houver uma tendência.
Muitas pessoas ao analisarem alguns pontos de compra ou de venda de um sistema como o DMC TFS acham que alguns pontos são ruins e que não deveríamos ter entrado naquele ponto, minha resposta é a seguinte:
Se nós não entrarmos em todos os pontos vamos ser seletivos e não vamos ser sistemáticos e segundo a lei de “Murphy” vamos perder o grande movimento que vai acontecer exatamente naquele trade que deixamos passar devido ao nosso “achismo”.
Um trader ou uma pessoa que decide aderir ao Trend Following sistemático em seus investimentos não pode ser influenciado pelas emoções e nem seletivo, todo trade é uma possibilidade em potencial e se as tendências são minorias durante a maior parte do tempo, não podemos deixar passar nenhum trade sequer.
O Trend Following é totalmente contra-intuitivo, estamos comprados onde a maioria está vendendo e vendidos onde a maioria está comprada, por isso existem tão poucos trend followers no mundo.
O mercado como já mencionei várias vezes é um jogo de soma zero, só se ganha o que alguém perde, esta analogia é a melhor discrição da razão pela qual o trend following é tão ganhador. Se só ganhamos o que alguém perde e em uma tendência a maioria das pessoas estão contra ela, vamos ganhar o que a maioria perde e em momentos aonde perdemos a maioria ganha somente o que nós, a minoria perde, de que lado você prefere estar?