terça-feira, 23 de março de 2010

Bob Doll: crescimento do emprego será chave para alta nos mercados

Como de costume, o vice-presidente da BlackRock, Bob Doll, focou em um dos fundamentos da economia para comentar os mercados acionários: o emprego. Para Doll, "o crescimento do emprego será o fator chave da próxima fase do atual otimismo nos mercados de ações".

O executivo foca no emprego, inflação e nos movimentos do Fed. Com relação à aceleração dos preços, a expectativa é de que permaneça mansa, dado o excesso de capacidade na economia. Para a autoridade monetária norte-americana, Doll acredita que serão necessárias mais evidências de uma recuperação sustentável para que considere uma mudança de política.

Emprego
Embora a fase de cortes de vagas tenha passado, novos postos de trabalho não estão sendo criados. "Nós acreditamos que este necessário vai mudar em março", avalia Doll, que cita também aumento no número de trabalhadores temporários, bem como discussões por parte das empresas para aumentar os trabalhadores permanentes também.

Riscos
Com que se refere ao mercado acionário, ainda há riscos, com incertezas na economia e a preocupação de investidores com relação à retirada prematura de estímulos monetários pelo mundo, sobretudo na China. Outro ponto importante é que os problemas da dívida pública na Grécia fazem lembrar que 'as pressões deflacionárias não desapareceram".

Com relação ao Fed, Doll acredita que mesmo quando o ciclo de alta dos juros comece, levará um certo tempo até que as taxas de curto prazo se movam para um "território restritivo".

No balanço geral, os fatores positivos se sobrepõem aos negativos, acredita Doll. "As condições de crédito continuam melhorando, esperamos aumento do emprego, o perigo de inflação está ausente e a atividade de fusões e aquisições está voltando", resume, afirmando que, assim, deve prevalecer ambiente amigável para o mercado acionário, ajudando o preço das ações a subir no longo prazo.