segunda-feira, 8 de março de 2010

Brasil Ecodiesel pode recorrer da suspensão de selo que amplia mercado

Medida ocorre em um momento em que a Brasil Ecodiesel obteve o maior lucro de sua história

Eduardo Magos

O presidente da Brasil Ecodiesel, Mauro Cerchiari, afirmou que os advogados da empresa estão estudando a melhor maneira de recorrer da suspensão do Selo Combustível Social, que dá acesso à Brasil Ecodiesel a 80% do leilão de compra de biodiesel do governo.

A suspensão ocorre em um momento em que a Brasil Ecodiesel obteve o maior lucro de sua história e, no último leilão, realizado no início da semana, foi a segunda maior vendedora no leilão, com 69 milhões de litros de biodiesel, 12,2% do total.

Os leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) são divididos em dois lotes. O primeiro, com 80% da oferta de demanda, está acessível apenas para quem possui o Selo Combustível Social, ou seja, compre parte da matéria-prima utilizada de agricultura familiar. Os outros 20% do leilão estão abertos para as empresas que não possuem o selo social.

A suspensão do selo da Brasil Ecodiesel foi determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e foi publicada nesta sexta, dia 5, no Diário Oficial da União, em função de, no ano de 2007, a Brasil Ecodiesel não ter cumprido com a porcentagem de produtos de origem de agricultura familiar pedido pela lei, que era na ocasião de 50%.