segunda-feira, 8 de março de 2010

Empresas espanholas apostam no Brasil para investimentos

O Brasil é o país da América Latina mais valorizado pelas empresas espanholas na hora de investir, com a segurança jurídica e a riqueza natural entre os fatores que colocam o país nessa posição.Essa foi uma das resoluções da conferência de estudo sobre o papel das companhias espanholas na América Latina promovida pela Comissão de Assuntos Ibero-americanos do Senado da Espanha, que contou com a participação de representantes de 19 empresas de todos os setores.

A América Latina foi considerada um mercado muito heterogêneo e que abre uma "janela de oportunidade" para os próximos dez ou 15 anos.

A conferência aponta o Brasil como uma potência regional de "primeira ordem, com que é preciso contar".

Além disso, diversas companhias ressaltaram a receptividade do Brasil à língua espanhola, assim como seu nível de desenvolvimento tecnológico e suas elevadas reservas de hidrocarbonetos.

Já a Argentina e a Venezuela estão entre as nações de "risco elevado" por sua volatilidade institucional e jurídica e foram apontadas como países onde "não é conveniente investir hoje em dia".

Chile, México, Colômbia, Peru, República Dominicana e Panamá foram destacados como países com o maior grau de oportunidades de negócio, seguidos por Uruguai e Guatemala.

Entre as empresas que participaram da conferência estão o Grupo ACS, Abengoa, Iberdrola, Grupo Santander, Mapfre, Cintra, Repsol e Iberia, entre outras.