segunda-feira, 8 de março de 2010

Eternit vê seu lucro líquido declinar 34% no último trimestre de 2009

A Eternit (ETER3) divulgou nesta segunda-feira (8) seu resultado do último trimestre de 2009, reportando queda de 34% do seu lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo ganhos de R$ 17,243 milhões.

A empresa, que atua no mercado de cobertura, painéis e placas cimentícias, destacou a alta de 4,8% no volume de vendas de fibriocimento, assim como a expansão de 10,1% do volume de vendas de amianto crisotila, quando comparados aos resultados do quarto trimestre de 2008.

Por sua vez, o crescimento de 2% da receita líquida trimestral também foi destacado pela empresa, que vê o aumento das vendas no mercado interno e a recuperação dos preços a partir de outubro do ano passado como principais propulsores da alta.

Já no mercado externo, a companhia destaca que o cenário é menos favorável, tendo reportado queda de 26,8% de sua receita líquida proveniente de vendas no mercado internacional. Segundo a empresa, este desempenho de deve "à desvalorização do real frente ao dólar e à redução do volume vendido".

No acumulado do ano, a receita líquida da Eternit avançou 7%, contudo, em contraponto, o lucro líquido e o Ebtida reportados pela empresa ao longo do ano passado declinaram.