domingo, 7 de março de 2010

Investindo em "micos": dicas e cuidados aos dispostos a enfrentar a baixa liquidez

Papéis de terceira linha são opção para investidores ousados, day trade ou longo prazo, o importante é manter-se atento

Empresas pequenas, com pouca disponibilidade de informações financeiras, ações com dias e dias sem nenhum negócio realizado, alta volatilidade: você investiria em um papel com tais características? Talvez para a maioria, ações desse tipo são sinônimo de "roubada", mas para alguns, são preciosas oportunidades de lucro rápido.

Estes são os “micos”, como apelidados por muitos no mercado: papéis de terceira linha, de companhias pequenas, muitas vezes altamente endividadas e pouco procuradas pelos investidores. Com baixa liquidez, são ativos de alto risco e volatilidade elevada. Mas há os que se aventuram no segmento.

“Nem sempre os micos estão associados a empresas ruins. Há muitas companhias pequenas com bons fundamentos e perspectivas, mas que, por não atraírem a atenção do mercado, veem seus papéis hibernarem na bolsa”, diz um gestor da BTG Pactual, que pediu para não ser identificado. Ao apostar em tais ações, o que determinará a obtenção de lucro ou, ao contrário, um verdadeiro “mico” financeiro, é a atenção e cuidado tomado pelo investidor.

Estratégia
Henrique Oliveira, economista e investidor na bolsa há dez anos, é um dos que gostam de se aventurar nos micos. “Com muita atenção e dedicação, qualquer um pode detectar boas oportunidades de lucro nos day trades”, diz, referindo-se às operações de compra e venda realizadas em um mesmo dia.

Como a maioria dos investidores ingressantes, Oliveira começou a investir com aplicações mais tradicionais, de médio e longo prazo. Mas logo viu o potencial dos papéis esquecidos na bolsa. “Já tive ganhos em um dia que, com outros investimentos, fui ter apenas em anos”, diz. Para Oliveira, o segredo é estabelecer metas e não se desviar delas. “Se o papel é para lucro de três dias, não fique mais tempo com ele, mesmo com a perspectiva de maior valorização, os micos são altamente voláteis”, alerta.

Oliveira faz suas escolhas com base nos preços dos papéis e nos fundamentos das empresas, dedicando mais de cinco horas diárias para a formulação de suas estratégias. “Já cheguei a varar noites analisando companhias, mas valeu a pena”, diz. Atualmente, o investidor dedica atenção a Marisol (MRSL4), ligada ao promissor mercado doméstico de vestuário e que, vez ou outra, está no centro de notícias e especulações. “É preciso saber o momento certo de entrar e sair”, diz.

Aposta para longo prazo?
Cláudio Basso é outro investidor que, vez ou outra, se arrisca em operações com os “micos”. Para ele, “o mercado menospreza muitos papéis bons”, de companhias com perspectivas atraentes no longo prazo. “A maioria dos micos é mesmo para trades curtos, de minutos, horas ou no máximo alguns dias, mas há uns poucos que valem a pena serem guardados”, diz.

Entre as ações de menor liquidez mais promissoras, Basso tem reservado maior tempo aos papéis preferenciais do Banco Santander (SANB4). “Acredito no setor financeiro e na saúde fundamentalista do papel, muitas vezes esquecido mas que provém de uma empresa forte e com grande potencial de crescimento”, opina.

Seja qual for o papel, no entanto, Basso destaca um ponto importante. “Eu não abro mão de ter um forte portfólio defensivo para sustentar esses investimentos mais arriscados”, diz.

Transparência e esquemas
Para Sandra Petrovsky, superintendente de investimentos da Votorantim Asset, é importante selecionar papéis de empresas transparentes, com bom perfil de governança corporativa. “Senão, é apostar no escuro”, alerta a gestora, que reconhece a atratividade dos “micos” mas prefere posturas um pouco menos arriscadas com montagens em small caps.

Outro alerta dado, por sua vez, pelo gestor da BTG Pactual, é quanto a esquemas e golpes, muito comuns com os “micos”. Por serem papéis de baixíssima liquidez, qualquer especulação pode trazer lucros significativos em poucos minutos. Assim, muitos golpistas montam posições em algum ativo para, posteriormente, iniciarem tópicos em salas de bate-papo instigando entre outros investidores a suposta atratividade da aplicação. “Quando você começa a comprar, eles vendem e os papéis despencam rapidamente. Não entre nessas oportunidades de lucro irreais que costumam aparecer na internet”, alerta.