quinta-feira, 4 de março de 2010

Valorização do real tende a continuar

Celso Ming

Um pouco por dia, as cotações do câmbio já escorregam de volta para a casa de R$1,70 por dólar. Nesta manhã estão a R$1,784.

E crescem todos os dias as recomendações dos analistas de investimentos estrangeiros de que vale a pena apostar no real e isso significa comprar ativos em reais.

Elas por elas, as condições da economia brasileira neste ano estão piores do que no ano passado, porque o governo segue gastando demais, a inflação voltou a ameaçar e há um rombo crescente nas contas com o exterior. Mas os analistas não estão mais comparando a economia do Brasil com ela mesma. Estão comparando a economia do Brasil com a do resto do mundo rico.

E, nessa base de comparação, está dificil achar países de alta renda em condições melhores do que as do Brasil. Eles estão estagnados, com alto nível de desemprego, dívidas enormes, rombos orçamentários cada vez mais altos…

E é por isso que, apesar do risco eleitoral, a economia brasileira e as condições financeiras do País estão sendo notadas.

Isso significa que a valorização do real, ou seja, a queda do dólar no câmbio interno tende a continuar, especialmente se o governo Lula fizer muita questão de que não subam os juros com o objetivo de conter a inflação.