sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Roubini: EUA possuem 40% de chances de entrar em uma nova recessão

Por: Fernando Ladeira de Azevedo
InfoMoney

Os EUA possuem 40% de chance de retornar à recessão, anunciou Nouriel Roubini, economista famoso por ter antecipado a crise global em 2008.

Em relatório recente, Roubini afirma que há dois cenários possíveis. No primeiro, o menos pessimista, as economias como um todo enfrentariam um crescimento anêmico durante anos, resultado do endividamento que as famílias, empresas e governos acumularam recentemente. Já na previsão mais pessimista, a economia norte-americana voltará a encolher.

Decepção
Dados decepcionantes desta semana e da passada sobre o mercado de trabalho, com pedidos de auxílio desemprego pior que o esperado, e o imobiliário, com a venda de casas novas e usadas bem abaixo do previsto, reforçam o pessimismo acerca da maior economia global. Nesta sexta-feira será divulgado o dado mais importante, a prévia do PIB do país no segundo trimestre.

Segundo Roubini, caso a economia tenha crescimento de 1% ou menos, os mercados acionistas correm o risco de sofrerem com uma forte correção, seguida por elevação dos spreads no crédito e no mercado interbancário, fato que poderá criar um ciclo vicioso cujo destino é uma nova recessão.