segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Petrobras: exploração comercial no pré-sal começa neste mês, afirma Gabrielli

Por: Anderson Figo

As operações comerciais da Petrobras (PETR3, PETR4) na camada pré-sal deverão ser iniciadas entre os dias 27 e 28 deste mês, informou nesta segunda-feira (18) o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, após a inauguração de novas unidades da Revap (Refinaria Henrique Lage), no interior de São Paulo.

De acordo com o executivo, inicialmente, a exploração comercial ocorrerá no Campo de Tupi, na bacia de Santos, sendo que a exploração experimental neste campo começou em maio. Gabrielli ressaltou que a capacidade de Tupi pode chegar a 100 mil bpd (barris de óleo equivalente por dia) com o início das operações comerciais do pré-sal.

“Claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade”, afirmou o presidente da estatal, lembrando que atualmente o campo de Tupi produz cerca de 14 mil barris de óleo equivalente por dia.

Ações em queda
Outro ponto citado por Gabrielli foi a tendência de queda auferida pelas ações da Petrobras nos últimos pregões. De acordo com o executivo, a taxação dos investimentos estrangeiros em renda fixa imposta pelo governo para conter a desvalorização do dólar, através da elevação do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras), foi o principal catalisador para a performance negativa dos papéis.

"As ações caíram essencialmente no momento em que grandes investidores quiseram usar uma brecha da mudança do IOF. (...) Quando aumentou o imposto, existia a possibilidade de você vender os investimentos em ações, transformá-los em reais e comprar títulos de renda fixa. No momento em que isso foi alterado, as ações voltaram se recuperar", completou Gabrielli.

Cabe mencionar que até o pregão da última sexta-feira (15), as ações preferenciais da estatal acumulavam queda de 3,66% em outubro e de 26,76% em 2010, seguidos pelas desvalorizações de 5,79% e 29,90% auferidas pelos ativos ordinários da petrolífera no mês e no ano, respectivamente.