sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasil alcança recorde de geração de empregos em 2010

O Brasil alcançou a marca de 43,5 milhões de trabalhadores formais, sendo 35,4 milhões deles celetistas, mais alto índice em toda a história do país

O mercado brasileiro gerou 204,8 mil empregos formais em outubro deste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19/11) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em Brasília.

O número superou as expectativas do presidente Lula, que afirmou em um evento nesta sexta-feira (19/11) acreditar que o país tivesse gerado 200 mil empregos.

Com a criação de mais 204 mil novos empregos em outubro, o mercado de trabalho brasileiro alcançou a marca recorde de 2.406.210 novos empregos criados em 2010, marca superior em 12% ao recorde anterior, de 2008, que obteve 2.147.971 vagas preenchidas.

Assim, faltam 93,7 mil empregos para que se alcance a previsão feita no início do ano por Lupi, de que ao fim do governo Lula terão sido criados 15 milhões de novos empregos formais no país.

Segundo dados do Caged, em termos setoriais, dentre os 25 subsetores, oito apresentaram saldos recordes e cinco ficaram com o segundo melhor desempenho para o período. Com isso, o Brasil alcançou a marca de 43,5 milhões de trabalhadores formais, sendo 35,4 milhões deles celetistas, mais alto índice em toda a história do país em todos os tempos.

"O recorde mostra a pujança do mercado interno brasileiro. A economia continua aquecida e forte. Neste ritmo, com certeza alcançaremos a meta de 2,5 milhões de novos empregos criados em 2010. Com a correção das declarações atrasadas, feita na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), certamente vamos ultrapassar este número", comentou Lupi.

Regiões

No mês, 24 unidades da federação expandiram o emprego com carteira de trabalho. Seis delas assinalaram saldos recordes e quatro tiveram o segundo melhor saldo para o mês.

Todas as cinco regiões do país obtiveram resultados positivos, com o Nordeste batendo recorde para toda a série histórica do Caged, com 53.291 novos empregos criados em outubro.

"Próximo ao fim do ano aumenta a geração de empregos no Nordeste, muito forte em Turismo e Serviços, e também no Sudeste, que além destes setores, também cresce muito em Comércio, com as vendas do Natal. Mas, às vezes, inesperadamente, chove por 15 dias seguidos, alterando o ciclo da agricultura e adiando o fornecimento de matéria-prima para a Indústria da Transformação. Sem uva não há vinho", explicou o ministro